Desafio Tramontina

Atividade aproxima estudantes da realidade profissional

Crédito: Divulgação

A Unisinos e a Tramontina são parceiras desde 2017. Essa relação entre a Universidade e a empresa surgiu a partir dos cursos de pós-graduação em Arquitetura Comercial e de graduação de Arquitetura e Urbanismo. Através da parceria, os alunos visitam a fábrica e conhecem, em detalhes, a linha dos produtos desenvolvidos pela empresa. Nesse semestre, diante do cenário de pandemia em que vivemos, ocorreu, pela primeira vez, o Desafio Tramontina, uma atividade online.

Crédito: Divulgação

O workshop que aconteceu nessa terça-feira, 6/10, foi a primeira atividade do desafio, e contou com a participação de 20 estudantes da disciplina de Interiores Residenciais. O desafio proposto pela empresa foi criar um projeto de cozinha que contemple os produtos da Tramontina. O melhor projeto receberá um cooktop portátil slim touch EL 30 da Tramontina como prêmio. “Demos início ao desafio com o workshop onde a Tramontina apresentou os equipamentos e os alunos começaram a pensar no projeto. A finalização dos projetos e a premiação estão previstos para o dia 24 de novembro”, conta a professora da disciplina Vera Mascarello.

Segundo a professora, antes os alunos já desenvolviam um espaço da casa, e com o desafio esse espaço foi direcionado para o ambiente da cozinha e acrescido de um workshop online. “No workshop os alunos puderam além de conhecer os produtos e as tendências, esclarecer as dúvidas sobre seus projetos. A empresa quer contribuir com seu conhecimento, apresentando a ampla variedade de produtos focados na linha cozinha, que aliam beleza, tecnologia e funcionalidade, agregando muito aos projetos das cozinhas dos alunos”, explica.

Crédito: Divulgação

Para Vera, a atividade traz um diferencial para a formação acadêmica dos estudantes que é a possibilidade de usarem equipamentos pré-determinados e conhecerem a nova linha de cozinhas. “O desafio faz com que os alunos procurem as especificações e simulem os layouts baseado em dados reais, o que aproxima muito a exploração acadêmica da atividade da vida profissional”, finaliza.