Unisinos recebe Ana Flor, da Globo News, egressa do curso de Jornalismo

Estudantes vão ter a oportunidade de conhecer um pouco dos bastidores do canal de notícias e do G1, portal em que a jornalista também atua

Ana nos bastidores da cobertura no Congresso Nacional. (Foto: Ana Flor/Arquivo pessoal).

O evento “Como Cobrir o Poder no Brasil, com Ana Flor” será realizado no Auditório da Biblioteca do Campus Unisinos São Leopoldo, no andar térreo, no dia 9 de novembro, das 20h às 22h. Destaque na cobertura política nacional, a jornalista abriu um espaço na agenda para contar um pouco de sua trajetória aos futuros colegas de profissão e demais alunos e professores da instituição na qual se formou.

Além de comentarista da Globo News, Ana também é colunista do G1, espaços editoriais onde cobre o que acontece no Brasil relacionado ao poder. Formada em Jornalismo pela Unisinos em 1998, ela já foi repórter nos jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo e na agência de notícias Reuters. Também possui mestrado em Relações Internacionais e foi assessora especial no Ministério da Fazenda entre 2017 e 2018. Ana, que tem 46 anos, é natural de Candelária (RS). “Saí de lá com 2 anos e fui morar em São Leopoldo, onde fiquei até me formar”, relembra.

Segundo a jornalista, os maiores aprendizados que teve foram na graduação. “Foi por meio das pessoas que conheci na Unisinos que eu soube o que é jornalismo na prática”, pontua, lembrando da convivência com colegas. Ela lamenta apenas não ter tido aquela turma que segue junta do início à formatura. Mas ressalta que o curso e a vivência lhe deram a certeza de que o conhecimento está em todos os lugares e de que o jornalista precisa manter a curiosidade sempre acesa.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo, a professora Debora Gadret, este é um grande evento para a comunidade acadêmica. “É uma honra poder receber a Ana Flor na universidade. Acredito que será um momento inspirador para os estudantes do curso, não somente pela qualidade do trabalho da Ana, mas pelo fato de ela ser egressa do Jornalismo da Unisinos”, ressalta.

A ideia é que os próprios alunos participem da organização do evento, fazendo, além da apresentação, produção e cobertura para os portais e redes sociais do curso. Assim, eles terão a oportunidade de realizar uma troca de experiências com a comentarista e, ao mesmo tempo, vão colocar em prática os aprendizados da graduação.

Debora explica que algumas das propostas do encontro com a jornalista são debater os desafios da cobertura política no Brasil, analisar as especificidades do jornalismo político e suas relações com o poder, refletir sobre as interfaces entre jornalismo e democracia e conhecer a trajetória de construção de carreira dentro do jornalismo político.

Lembranças da graduação

A ex-aluna da Unisinos cita professores que fizeram parte da sua trajetória na graduação. “Muitos deixaram marcas na minha formação”, diz ela, destacando o professor Sergio Endler.  “Ele me deu a primeira oportunidade de escrever uma reportagem e me fez virar uma matéria pronta, a primeira de muitas na vida, que era sobre um álbum novo do Tom Jobim. Uma semana antes de publicar no jornal do curso, o compositor morreu e tivemos que mudar tudo”, relata.

Além disso, Ana lembra com carinho dos professores José Carlos Hoffmeister, que, segundo ela, era exigente sem perder a ternura, e foi um orientador para todas as horas, e Sonia Maria Haas, professora do curso de Publicidade e Propaganda à época, que lhe ensinou a amar o mundo da comunicação e topou muitas das “propostas malucas” que fazia.

O professor Sergio Endler comenta, empolgado, sobre ter lecionado para Ana. “Com muito orgulho fui professor da Ana Flor. Ela foi uma aluna exemplar, sempre muito interessada, participativa e com senso de companheirismo acadêmico, super dedicada e muito atenta às questões humanas e às pautas jornalísticas”, ressalta. Além disso, de forma bem-humorada, Endler pontua: “Eu a vejo com frequência na TV. Já ela, não me vê, claro”.

Ana conta que recebeu com alegria o convite da coordenação do curso, que veio através de uma colega de trabalho. “Eu dei uma condição para estar aí com vocês: fazer um tour pelo campus! Isto já diz como fiquei feliz em voltar, 25 anos depois da minha formatura”, frisa.

O evento com Ana Flor é gratuito, e todos que se inscreverem e confirmarem presença devem receber um certificado de participação. A confirmação poderá ser feita na entrada da atividade, que vai ocorrer somente no formato presencial, portanto, sem transmissão on-line. Já os certificados devem estar disponíveis em até dez dias úteis, na Área do Participante do portal Unisinos Lab.

Link para inscrição: https://unisinos.br/lab/cursos/como-cobrir-o-poder-no-brasil-com-ana-flor-ev000424-00001-2023