De olho no Vale do Sinos e na região metropolitana

ObservaSinos reuniu dados para analisar os impactos da pandemia

Crédito: Roberto Caloni

O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos (ObservaSinos) se manteve atento às realidades enfrentadas na região durante o ano. O projeto, que foi criado há mais de 10 anos, realiza um trabalho que visa subsidiar a sociedade civil, os governos e pesquisadores da região na análise das realidades, bem como contribuir no planejamento, monitoramento, avaliação e controle social das políticas públicas a partir de dados. O trabalho realizado tem o compromisso com a democratização da informação crítica. No último ano, esse propósito ganhou ainda mais significado com as novas realidades vividas na pandemia que necessitavam de leituras analíticas e propositivas.

Nessa perspectiva, o ObservaSinos acessou diferentes bases de dados públicas. “Em vista de conhecer as realidades da saúde, da educação, da renda e do trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre, que foram especialmente afetadas pela pandemia”, explica a coordenadora do projeto, Marilene Maia. Nesse contexto, o observatório monitorou dados sobre os leitos e respiradores hospitalares e, também, informações sobre as matrículas e infraestrutura das escolas. “Informações sobre a situação do trabalho na saúde, o desemprego e o desalento subsidiaram a análise de trabalhadores e trabalhadoras na região. Os dados da educação se constituíram em argumentação para o debate sobre os desafios na área para crianças, adolescentes e suas famílias em diferentes territórios”, pontua.

O ObservaSinos faz parte de uma rede de observatórios no Rio Grande do Sul, que tem o compromisso com a informação e transparência, assim como com a potencialização dos dados e da ciência aberta, enquanto ferramentas e mediações para a ‘democratização da democracia’. “O observatório constituiu-se como uma tecnologia social com potencial multiplicador do conhecimento do acesso aos dados e indicadores. Além disso, apresenta-se como um defensor da garantia do acesso a informações fidedignas e públicas para assegurar o planejamento, monitoramento, avaliação e controle social das políticas públicas”, ressalta a coordenadora.

Além das notas semanais com a publicação de dados refletidos pela Covid-19 no Vale e Região Metropolitana de Porto Alegre, o projeto realizou eventos com os cuidados necessários. Dessa forma, as ações organizadas pelo projeto passaram a acontecer em ambiente virtual, possibilitando a ampliação do público participante nos eventos. Assim, foi possível atuar em debates nos âmbitos estaduais, regionais e locais. “Permitindo maior participação e relações mais ampliadas com os pesquisadores, observatórios, gestores públicos e comunidades”, explica Marilene. Em 2020, foram realizados 7 eventos online com a participação de 320 pessoas. Além disso, o observatório atuou em 44 publicações que geraram 86.021 acessos nos materiais produzidos e realizou 65 assessoramentos.

A atuação do ObservaSinos acontece em três eixos principais: as publicações semanais, as atividades de extensão que incluem oficinas, ciclos de estudos e seminários e, por fim, as assessorias nos municípios da região e nas comunidades de São Leopoldo. O projeto tem como propósito incidir nas políticas públicas, subsidiando especialmente as organizações da sociedade civil para o seu protagonismo. O observatório é um programa do Instituto Humanitas Unisinos (IHU) e vinculado ao Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS).

Esta matéria foi escrita em meados de 2021, referente ao Balanço Social 2020.