A era digital para todos

Projeto Eu-Cidadão: Inclusão digital e cidadania - Balanço Social 2013

Fortalecer a participação de pessoas em situações de vulnerabilidade social por meio de atividades de inclusão digital é o principal objetivo do projeto Eu-Cidadão, que além de desenvolver práticas de informática, também aborda oficinas de cidadanias, em sua ênfase principal. Os participantes são indicados por meio da rede socioassistencial do município de São Leopoldo, estudantes de escolas públicas, alunos bolsistas do Prouni da Unisinos e integrantes dos projetos sociais da universidade, com renda familiar de até dois salários mínimos.

“No começo não sabia nem ligar o computador e aprendi muitas coisas”, lembra João Adair de Melo, participante do programa na modalidade telecentro orientado. Com uma aula de duas horas por semana, João manteve essa rotina pelo período de dois meses. O participante acredita que todos tem o direito de aprender e credita isso aos professores. “É importante a participação dos educadores, eles ajudam as pessoas que precisam”, relata.

A equipe que realiza esse trabalho vem do Programa de Voluntariado Acadêmico da Unisinos – PVA, cujo projeto visa o desenvolvimento pessoal e social dos alunos da graduação e pós-graduação e, também, da SAP Labs Latin America, empresa parceira. “Não há retribuição melhor do que ver sorrisos e satisfação no rosto das pessoas que comparecem nas oficinas, felizes com os novos conhecimentos adquiridos, e ansiosos pelos que estão por vir”, destaca o voluntário Diogo Pinheiro de Araújo. “O que eu mais gosto na vida é de ajudar pessoas, colocar sorrisos e risos nos rostos delas”, complementa.

Projetos pilotos

Em 2013, dois projetos pilotos foram acrescentados ao programa. O primeiro era de inglês básico para adolescentes do projeto Pelotão Esperança, vinculado ao 16º Batalhão do Exército de São Leopoldo, que teve a parceria da SAP Labs Latin America e foi ministrado por seus voluntários. O segundo trata-se de um Telecentro Assistido para pessoas em situação de rua, junto com o Centro de Referência da População Adulta de Rua – CREPAR e o Centro POP de São Leopoldo.

Esta matéria foi realizada em meados de 2014, referente ao Balanço Social 2013.