Da gastronomia à poesia

Nesta quinta-feira, 24/08, ocorreu o primeiro dia do Festival República da Coreia - Política, Cultura e Desenvolvimento

Crédito: Juliana Borgmann

O Festival iniciou na manhã desta quinta-feira, com a oficina de Kimbap, comida típica coreana. Conhecido no Brasil como “sushi coreano”, o prato é bem diferente no tempero, não leva peixe cru e o seu recheio é geralmente feito com legumes diversos, cozidos ou em conserva, às vezes ovo, presunto e, dependendo do sabor, até carne.

O estudante coreano Woo Jung conta que o Kimbap tradicional é feito com algas marinhas, arroz temperado com molho de gergelim e sal, cenoura, pepino e omelete. O kimbap é normalmente servido como lanche e os coreanos costumam compartilhar esse prato em piqueniques.

Na sequência, ocorreu a degustação do kimbap produzido na oficina, juntamente com atividades tradicionais, como aprender a escrever o nome em coreano e customizar um leque, conforme manda a tradição do país. Ainda, foi disponibilizado roupas típicas coreanas para quem quisesse tirar uma foto e guardar como recordação.

Crédito: Juliana Borgmann

No início da tarde, palestra sobre Educação e Oportunidades de Intercâmbio serviu para que os estudantes da Unisinos pudessem tirar dúvidas sobre programas de bolsas do governo coreano, o KGSP. A atividade foi ministrada pela diretora do Centro Educacional Coreano em São Paulo, Soyeon Kim, e a representante Elizabeth Eira Hwang.

Crédito: Juliana Borgmann

Na ocasião, a assessora de relações internacionais e nacionais Sara Rudnicki apresentou as oportunidades disponíveis para intercâmbio entre as universidades. Graduandos da Unisinos que realizaram intercâmbio para a Coreia contaram como foram suas experiências e deram dicas para quem se interessa em estudar do outro lado do mundo.

Poesia

A comunidade acadêmica da Unisinos e do Instituto Sejong também participam de um Concurso de Declamação de Poesia coreana e das frases sobre o evento. Os vencedores do concurso de poesia foram, respectivamente, Max Brinkhus Fritsch, Laura Gonçalves Deniz e Paloma Édina Vieira. Já as melhores frases ficaram com Iandra Bastos, Juliana dos Santos Soares e Tatiane Rodolfiano da Silva.