Cursos de Engenharia ganham nova sala na Escola Politécnica

Espaço PMG Unisinos foi lançado em evento virtual

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta quinta-feira, 11/12, foi lançada uma nova sala na Escola Politécnica, Campus São Leopoldo. O Espaço PMG Unisinos conta com subsídios pedagógicos para os alunos e professores desenvolverem suas competências de forma colaborativa. É uma entrega que faz parte do Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PGM-EUA) e também é fruto de uma parceria entre a CAPES, embaixada e consulados dos EUA no Brasil e Comissão Fulbright.

Com o projeto, os cursos de Engenharia da Unisinos estão sendo reformulados. O currículo, métodos de ensino e de gestão estão sendo aprimorados. O projeto, que começou em 2019 e tem duração de 8 anos, tem como principal objetivo incentivar o protagonismo do aluno durante a graduação. Mas, o primeiro passo para esse novo momento dos cursos de Engenharia partiu da Universidade. Desde o primeiro semestre de 2019, todos os cursos fazem parte da Graduação PRO, um novo modelo que centraliza o aluno através de diversas iniciativas acadêmicas.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“A modernização do ensino de graduação busca colocar o aluno no centro do aprendizado, o que representa ter novos espaços de ensino e aprendizagem que transcendem a sala de aula. E por isso, a inauguração desse espaço dentro da Unisinos é extremamente importante para dar sequência num movimento que já vem sendo feito pela Universidade desde a Graduação PRO”, explica a coordenadora das Engenharias Biomédica e de Materiais, Tatiana Rocha.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A solenidade de lançamento do Espaço foi realizada de forma virtual e contou com a participação de representantes da Unisinos e da Fulbright. Além da professora Tatiana, participaram pela Unisinos, o diretor da Unidade de Apoio de Operações e Serviços, Cristiano Richter; diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Pe. Sérgio Eduardo Mariucci; a gerente Acadêmica de Graduação, Paula Campagnolo; o decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo; a gerente de Desenvolvimento do Ensino, Cristiane Schnack; e o coordenador da Graduação em Engenharia Cvil, Jeferson Patzlaff. Além do diretor executivo da Fulbright, Luiz Loureiro.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Confira o vídeo e conheça a nova sala.

Saiba mais sobre a reformulação das Engenharias da Unisinos aqui.