Graduação em Relações Internacionais retoma Intercâmbio Curricular à Genebra

Crédito: Divulgação

A Graduação em Relações Internacionais organizou, de forma exitosa, a missão acadêmica para Genebra, na Suíça. A atividade é realizada no âmbito do intercâmbio curricular obrigatório e estava suspensa desde 2020 em razão da pandemia da Covid-19, a viagem era aguardada com expectativa pelos estudantes.

No período de 30 abril a 14 de maio, 27 alunos dos campi Porto Alegre e São Leopoldo, acompanhados dos professores Álvaro Augusto Stumpf Paes Leme e Marcos Aurélio Barbosa dos Reis, cumpriram extensa agenda na cidade suíça considerada o berço da diplomacia e cidade-sede das mais importantes Organizações Internacionais, além de ONGs e grandes corporações.

Entre 02 e 06 de maio, os estudantes assistiram aulas na Geneva School of Diplomacy and International Relations (GSD), instituição parceira da Unisinos. No período, entre aulas que abordaram temas como diplomacia, direito internacional, política internacional, comércio internacional, análise da conjuntura atual da Rússia, Organizações Internacionais e ONGs, entre outros, eles tiveram a oportunidade de estabelecer importantes vínculos com professores e colegas, base para a construção de redes que contribuirão para suas trajetórias.

Na semana seguinte, de 09 a 13 de maio, os alunos, acompanhados dos professores, cumpriram agenda de visitas que teve início na tarde do dia 09, na sede europeia da Organização das Nações Unidas, localizada no Palais des Nations, onde assistiram palestras na FAO – Food and Agriculture Organization e na UNCTAD – United Nations Conference on Trade and Development. Na mesma ocasião, visitaram o Palais de Nations, incluindo os belos salões e a área externa, onde tradicionalmente chefes de Estado e de Governo posam para fotos junto às bandeiras dos Estados-membros da ONU. No dia 10, o grupo foi recebido na Missão Permanente do Brasil junto à ONU, OMS e OIT (DELBRASGEN). O Chefe da Missão, Embaixador Tovar da Silva Nunes proferiu uma palestra a respeito das principais atribuições e responsabilidades do posto.

Crédito: Divulgação

No dia 11, pela manhã, a comitiva da Unisinos foi recebida na sede Genebra do Grupo Migros, cooperativa com atuação nos segmentos de comércio varejista e atacadista, financeiro (banco), industrial e educacional. Um dos diretores, Thierry Dellachaux, realizou explanação sobre o Grupo, o desempenho dos diferentes segmentos de atuação, a responsabilidade socioambiental e as perspectivas que se vislumbram.

Na tarde de 11 de maio, os estudantes e professores tiveram a oportunidade de conversar com a Chefe de Relações Externas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dorine Van der Wal, que gentilmente foi ao encontro do grupo, uma vez que a OMS ainda não retomou a recepção de visitantes. Em sua explanação, Van der Wal apresentou a Organização, seus desafios e perspectivas.

Em 12 de maio, ao final da tarde, os estudantes e professores participaram de encontro com Anita Amorim (Organização Internacional do Trabalho) e Adriano Timossi (Food and Agriculture Organization). Durante o encontro, realizado em estabelecimento às margens do Lago Léman, os representantes das duas organizações relataram suas trajetórias e experiências, compartilhando dicas com os estudantes.

Crédito: Divulgação

No último dia da agenda de visitação, em 13 de maio, o grupo da Unisinos foi recepcionado pelo Embaixador Alexandre Parola, Chefe da Missão Permanente junto à OMC e demais organismos econômicos sediados em Genebra (DELBRASOMC). Em sua palestra, o Embaixador relatou o dia a dia da Missão, suas principais atribuições, além de explanação acerca dos desafios do sistema multilateral de comércio atualmente.

Foram duas semanas intensas e marcadas por importantes interações, trocas de experiências, aquisição de conhecimento e construção de redes que contribuirão às trajetórias dos estudantes. Para os coordenadores do curso, Nadia Menezes e Álvaro Paes Leme, a retomada do intercâmbio à Genebra representou um momento de muita satisfação e alegria, pois foi possível a construção de agenda sólida e de grande significado para os alunos e suas futuras carreiras. Os professores lembram, ainda, que o intercâmbio é uma das atividades mais aguardadas pelos estudantes, especialmente, neste ano em razão dos dois anos de espera causados pela pandemia.