Todo mundo pode entrar na universidade?

Mesmo com os avanços da última década, a maioria dos universitários brasileiros é branco, da parte mais rica da população e não tem nenhum tipo de deficiência

Crédito: Divulgação

No senso comum, sim. Afinal, a resposta afirmativa ao título parte de duas premissas: primeira, de que a universidade tem espaço para todos que tem pretensão de ingressar nela e a segunda, que todos esses candidatos que concorrem a uma vaga nesse espaço o fazem em igualdade de condições. Entretanto, de acordo com os dados que mostram quem está no ensino superior, as duas afirmações não se baseiam na experiência concreta da realidade brasileira.

Crédito: Divulgação

A verdade é que não há vagas para todos os jovens que estão na faixa etária, 18 a 24 anos, que mais requisita entrada no ensino superior. E, a segunda afirmação esquece que nem todos partem de um mesmo nível social, condição física, psicológica e estrutural. Mas então, por que o sim é a resposta mais comum ainda de se escutar?

Falta de informação, despolitização, carência de empatia, entre tantos outros motivos, se somam para justificar a resposta acima. Mas é fato que ainda existe um muro “(in)visível” que dita as regras de quem pode entrar no espaço acadêmico e quem fica de fora dele.

O ensino superior é fonte de conhecimento, formação crítica e troca, mas tem falhado ao garantir que vivências diversas se sintam contempladas no seu ambiente. É hora de se falar sobre o racismo, o machismo, a lgbtfobia, a discriminação com deficientes que estão dentro dos muros da universidade e sustentam as bases da sociedade. É hora de dar protagonismo a quem é invisibilizado.

De acordo a pesquisa, em 2004, 54,5% dos estudantes do ensino superior na rede pública pertenciam à parcela 20% mais rica da população brasileira — com renda média por pessoa da residência de R$ 2,9 mil, equivalente a R$ 5.493,61 mil hoje. Dez anos depois, esse grupo ocupava 36,4% das vagas nas universidades públicas.

Crédito: Divulgação

Não há nenhum problema em brancos e ricos ocuparem os espaços universitários, o problema está em quem não tem essas características ficar de fora. No Brasil, pretos e pardos são a maioria da população, de acordo com o IBGE, representando 53,6% da população, entretanto, a grande parte não está no ensino superior.

Tudo isso acontece devido aos diversos fatores de vulnerabilidade que determinadas populações carregam. A análise das condições de vida da população brasileira do IBGE mostra que muitos jovens não chegam ao ensino superior pela necessidade de buscar um emprego para completar a renda familiar, já que pertencem as classes mais baixas.

Outro ponto a se destacar, é a precariedade das escolas públicas. A divulgação do desempenho dos alunos no Enem do ano passado pelo Ministério da Educação só deixou ainda mais evidente o abismo que existe entre o ensino público e o particular.

Das cem escolas com as maiores notas, só três são públicas, da rede federal e no ranking com as mil melhores, apenas 49 são da rede pública. Nove em cada dez escolas públicas ficaram abaixo da média nacional. Os resultados do Enem mostram que 91% das escolas públicas ficaram com desempenho abaixo da média do Brasil. Entre as particulares, o percentual é de 17%.

Ou seja, o acesso a uma educação básica de qualidade, poder estar em um espaço que esteja preparado para recebê-lo, não enfrentar dificuldades na hora de entrar em uma universidade não é uma certeza para todos, não é universal. E a universidade também não está sendo.

Crédito: Divulgação

Parece controverso, uma universidade comunitária falar sobre isso, né?! A ideia é ir na contramão mesmo. É clichê dizer, mas precisamos falar sobre essa realidade. Sobre quem está na universidade, mas principalmente, é preciso olhar para quem ainda não conseguiu chegar nela ou está lutando todos os dias para continuar ocupando esse espaço. Pessoas são diferentes e há vidas que estão sofrendo mais que outras.

As instituições de ensino superior do Brasil estão longe de serem representativas e a Unisinos também não escapa disso. Cabe a quem está nela começar a derrubar os tijolos. Mas, você está disposto a fazer isso?

Se sim, acompanhe os conteúdos sobre alteridades que serão publicados aqui no Notícias Unisinos durante as próximas semanas.