Equipe de Arbitragem e Time de Negociação da Unisinos são referências em competições nacionais e internacionais

Grupos visam aprender na prática o cotidiano dos profissionais de Direito

Equipe de Arbitragem - Crédito: Divulgação

Oportunizar espaços para os estudantes aperfeiçoarem suas trajetórias acadêmicas, de forma que eles coloquem em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula. Esse é um dos objetivos que englobam a Equipe de Arbitragem e o Time de Negociação da Unisinos, grupos formados por alunos, egressos e professores do curso de Direito da Universidade.

As reuniões, que visam o ensino de conceitos e ferramentas do Direito, são fundamentais para colocarem os integrantes dos grupos como protagonistas em competições regionais, nacionais e internacionais. O aprimoramento de técnicas pessoais e coletivas — competências que todos os profissionais da área devem ter — também são fundamentais para o desenvolvimento completo dos participantes.

Entenda abaixo como funcionam os dois grupos, suas preparações para as competições e alguns campeonatos já conquistados por eles:

  • Time de Negociação:

Formado atualmente por alunos do curso de Direito de Porto Alegre, o Time de Negociação da Unisinos estuda e constrói estratégias a partir de casos específicos nos “Meetings de Negociação” — eventos moldados a partir dos princípios de negociação de Harvard. Eles recebem os casos semanas antes, se preparando diariamente para apresentar a melhor tática no campeonato e escolhendo quem realizará a oratória dos processos.

Segundo a técnica do time, professora Fernanda Cantali, a atividade cria e aprimora habilidades fundamentais para os futuros profissionais do Direito. “ O time permite que os alunos desenvolvam trabalhos em equipe, oralidade, identificação de opções de negociação para atender os interesses da parte representam. A atividade oportuniza que eles aprendem de forma prática e teórica ao mesmo tempo”, declara.

Neste ano, o Time de Negociação da Unisinos venceu o Meeting de Negociação — Qualificatória Região Sul, na qual contou com a participação de 11 equipes de universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná —. Além do título de primeiro lugar, eles foram agraciados com outros dois prêmios na competição: a melhor estratégia negocial e a melhor fluência em inglês. A conquista do campeonato regional levou os estudantes até o Meeting de Negociação Nacional, evento realizado em Belo Horizonte.

Crédito: Divulgação

“A experiência é única. O desenvolvimento, tanto pessoal quanto acadêmico, é gigantesco. Participar do Time de Negociação abriu portas para que eu pudesse aperfeiçoar habilidades e desenvolver novas técnicas, conceitos e conhecimentos. O “learn by doing” (aprender fazendo), como chamamos, é muito presente”, afirma a estudante de Direito e integrante do grupo, Marina Bertinatto. Ainda segundo ela, a conquista da Qualificatória Sul ocorreu devido a dedicação de todos os integrantes do grupo, o caminho que leva ao sucesso pessoal e profissional.

Qualquer estudante — seja do campus São Leopoldo ou Porto Alegre — pode integrar o Time de Negociação da Unisinos. Todos os interessados que buscam qualificar suas trajetórias acadêmicas devem entrar em contato com o grupo através da página do Facebook oficial deles.

“Tudo é negociável e tudo é negociação. Desenvolver técnicas que possam nos auxiliar tanto em âmbito profissional, quanto em âmbito pessoal, não tem preço. Além disso, o Meeting é muito mais que uma competição, é um encontro de negociadores que estão reunidos para aprender durante seus painéis e crescer no sentido acadêmico, profissional e pessoal”, finaliza Marina.

  • Equipe de Arbitragem:

Criada em 2013, a Equipe de Arbitragem da Unisinos (Unisinos Arbitration Team) é formada por cerca de 15 estudantes do curso de Direito — de ambos os campi — e profissionais recém-graduados pela Universidade. O principal objetivo do grupo é aprofundar os estudos referentes a métodos adequados de resolução de conflitos, mais especificamente a arbitragem, por meio da participação em campeonatos nacionais e internacionais.

Segundo o técnico da equipe, professor Manoel Trindade, as competições acadêmicas consistem na discussão de um caso fictício, em que os alunos devem defender os interesses de ambas as partes em um processo arbitral (Requerente e Requerida). “Na primeira fase, eles elaboram memoriais escritos. Na segunda, os alunos apresentam seus argumentos oralmente em painéis simulados, quando são avaliados por professores, advogados e pesquisadores da área do direito empresarial”, afirma.

Desde sua criação, as conquistas e experiências da Equipe de Arbitragem da Unisinos são diversas. Neste ano, eles foram campeões da V Competição de Arbitragem Empresarial (CAEMP), além de receberem o prêmio de segundo lugar em memoriais de Requerente e ter duas de suas oradoras agraciadas com menção honrosa. Recentemente, viajaram para Viena, na Áustria, para participar das rodadas orais do 26th Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot. Na competição, eles enfrentaram grupos da Polônia, Índia, França e Inglaterra.

“Participar do 26th Willem C. Vis Moot foi uma experiência inenarrável. Esta edição da competição contou com cerca de 380 universidades do mundo todo. Assim, estar em Viena, na Áustria, e poder acompanhar todas etapas da competição foi sensacional. A organização, preparação, nível das demais universidades beiram a perfeição. Além de participar da competição em si, o evento possibilita diversas outras situações, como network, acesso à programas de universidades estrangeiras, entre outras. De tal modo que ver milhares de estudantes, advogados, professores e profissionais do direito engajados na competição foi, realmente, inesquecível”, declara o estudante de Direito e integrante da equipe, Vitor Barcellos.

Quer tornar-se o novo membro da Equipe de Arbitragem da Unisinos e já participar da X Competição Brasileira de Arbitragem? Inscreva-se aqui até o dia 16/05 e reforce o grupo já na próxima competição. Todos os estudantes — de ambos os campi — podem se convocar para as vagas. Não perca essa oportunidade e potencialize seus estudos com essa prática extraclasse.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar