Curso de Fisioterapia comemora 20 anos

A comemoração aconteceu no campus Porto Alegre e contou com uma mesa redonda e a presença de especialistas

Crédito: Rosi Boni

Comemorado anualmente no dia 13 de outubro, o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional celebra os profissionais desse setor. Aproveitando essa data, foi realizado na Unisinos um evento para celebrar os 20 anos do curso de Fisioterapia na Universidade.

O evento iniciou às 19h com um coquetel de boas-vindas e prosseguiu com a realização de uma mesa redonda com convidados, professores e alunos. Chamada “Retrospectiva e Expectativa de 20 anos na Fisioterapia”, a mesa foi presidida pela professora Fernanda Machado Kutchak e contou com a participação de diversos profissionais. Entre os participantes estavam Karoline Bragante (ABFO), Fabricio Fontoura (ASSOBRAFIR), Silviane Vezzani (SONAFE) e Marcelo Farias (ABRAFITO).

Crédito: Rosi Boni

Karoline Bragante destacou o trabalho da ABFO na criação de manuais de conduta que acompanham e abordam os avanços científicos na área da terapia oncológica. Dentre os temas estão as condutas e práticas fisioterapêuticas nas áreas de uro-oncologia, onco-hematologia, oncologia ginecológica e câncer de mama.

Fabricio Fontoura falou sobre a ASSOBRAFIR, a mais antiga associação de fisioterapeutas do Brasil, e a atuação realizada durante a pandemia de Covid-19, momento em que foi disponibilizado uma variedade de manuais e conteúdos sobre a doença para interessados.

Crédito: Rosi Boni

Já Marcelo Farias falou sobre importância dos médicos trabalharem juntos às associações de fisioterapia como forma de fortalecimento da profissão. Além disso, relembrou a fundação da ABRAFITO e seu papel fundamental no ensino de qualidade.

A forma de atuação da fisioterapia esportiva foi detalhada por Silviane Vezzani, desde os métodos de ação, que costumam ser rápidos, até sua história pregressa, que pode ser definida como uma especialidade nova, mas com técnicas que foram aperfeiçoadas ao longo de vários anos. Além disso, apresentou SONAFE e sua importância para os profissionais.

O passado e o futuro da fisioterapia

O curso de Fisioterapia da Unisinos acontece tanto no campus de São Leopoldo quanto no de Porto Alegre, além da modalidade EAD. Durante os anos, muitas coisas mudaram, entre elas a própria experiência com a profissão. Segundo a coordenadora, Ana Paula Karolczak, ela destaca a prática baseada em evidências: “Vinte anos atrás, nós não tínhamos um corpo de conhecimento tão grande quanto às evidências científicas e atualmente isso é muito mais consolidado. Hoje, conseguimos entregar para o paciente o melhor tratamento baseado em evidências científicas.”

Crédito: Rosi Boni

E quanto ao futuro do curso? Segundo Thiago Dipp, também coordenador do curso, a área de fisioterapia prevê o uso de novas tecnologias para os próximos 20 anos. “Vemos muito o uso da tecnologia como um aliado, tanto no processo de educação, de informação e de reabilitação de um paciente. O fisioterapeuta precisou se adaptar e usar outras formas de conexão com o paciente, a tecnologia se insere nesse contexto facilitando o acesso. Então nos próximos anos vai ter um cuidado, o toque, mas vai ter também muita tecnologia envolvida.”

Vestibular

O próximo Vestibular da Unisinos acontecerá no dia 26/11 e as inscrições abrem em breve. Para mais informações e conferir os cursos de graduação, acesse unisinos.br/graduacao.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar