Confira o caminho e as opções profissionais para os nutricionistas

Profissional tem ampla área de atuação, ainda mais se investir em aprimoramento contínuo

Crédito: Getty Images

Ele sabe tudo sobre calorias, teor nutritivo e consumo alimentar. É procurado por homens e mulheres de todas as idades. Conhece a diferença de proteína e carboidrato na ponta da língua e leva o crédito por muitas silhuetas definidas – não sem dar trabalho e cobrar dever de casa.

“O nutricionista é um educador na área de alimentação”, diz a professora Denise Zaffari, uma das coordenadoras do Bacharelado em Nutrição da Unisinos. “Ele contribui na formação de hábitos saudáveis e na reeducação alimentar”.

Atualmente, o mercado de trabalho para esse profissional oferece muitas opções nas áreas de promoção e manutenção da saúde e prevenção e tratamento de doenças. Algumas dessas alternativas incluem a atuação deste profissional em Unidades de Alimentação e Nutrição, restaurantes, hotéis, Vigilância Sanitária, indústria de alimentos, consultórios privados, ambulatórios, clínicas, hospitais, SPAs, Instituições de Longa Permanência para Idosos, Unidades Básicas de Saúde, Bancos de Alimentos, academias e clubes esportivos.

“Também pode atuar na alimentação escolar e na do trabalhador, como personal diet, em home care, na docência, no planejamento e na implantação de políticas públicas, em marketing nutricional, no desenvolvimento de produtos para a saúde e na área de pesquisa”, complementa Denise.

A nutrição é uma ciência com potencial de crescimento bastante importante no país e contribui, de forma muito significativa, na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e outras enfermidades, que poderiam ser evitadas com uma alimentação adequada. “O nutricionista, na sua formação, agrega conhecimentos importantes para contribuir, de forma bastante significativa, na promoção da saúde, na prevenção e tratamento de doenças e na educação alimentar individual e coletiva”, afirma a coordenadora.

Para quem está começando

A escolha pela Nutrição, muitas vezes, ocorre em consequência de um interesse prévio pela área da saúde. Outro caminho que também atrai futuros profissionais consiste no segmento de nutrição esportiva e no avanço das pesquisas em relação aos alimentos funcionais.

Seja qual for a opção escolhida, quem pretende se lançar nesse mercado deve ter em mente a importância da motivação, do olhar crítico e reflexivo sobre as diferentes realidades do país – econômica, política, social e cultural – e do estudo contínuo e aplicado, com vistas ao aprimoramento ininterrupto. “Essa é a forma de fazer a diferença”, assegura Denise.

Perfil inovador e facilidade em lidar com pessoas complementam as características esperadas do nutricionista. Em termos de formação técnica, a professora destaca a importância de conhecimentos na área de Gestão e Empreendedorismo, Gastronomia, Nutracêuticos e Alimentos Funcionais e Desenvolvimento de Alimentos para a Saúde, por atenderem atuais demandas do mercado de trabalho.