Evento promove debate sobre filosofia e direito

Susan Haack, da Universidade de Miami, lança livro pela Editora Unisinos e participa de workshop nos dias 18 e 19 de maio

Na próxima semana, nos dias 18 e 19 de maio, acontece o workshop “Perspectivas pragmatistas da Filosofia do Direito”. O evento é uma promoção em conjunto com as Escolas de Direito e Humanidades e pretende proporcionar debates do tema. O evento contará com a aproximação dos pesquisadores da universidade com parâmetros da pesquisa internacional.

O evento vai contar com a presença da professora Susan Haack, da Universidade de Miami, que lançará o seu livro pela Editora Unisinos. Segundo o decano da Escola de Humanidades, Adriano Naves de Brito, uma das propostas da professora – inglesa, radicada nos Estados Unidos e um dos nomes mais importantes da filosofia –, será sobre “a discussão de como trazer o pragmatismo para pensar o direito”.

18 de maio

Das 17h30 às 18h30: Lançamento do Livro “Perspectivas Pragmatistas da Filosofia do Direito” pela Editora Unisinos na Sala Conecta.

Das 19h45 às 22h: Conferência “The fragmentation of philosophy, the road to reintegration” por Professora Dra. Susan Haack, no auditório Maurício Berni

19 de maio

Das 14h às 15h15: Mesa 1 – “O discurso pragmatista: perspectivas e perplexidades”, com a participação dos professores André Luiz Olivier da Silva, Vicente de Paulo Barretto e Lênio Luiz Streck, no auditório Maurício Berni.

Das 15h15 às 16h30: Mesa 2 – “O caso brasileiro: todo pragmatista é cínico?”, com a participação dos professores Guilherme de Azevedo, José Rodrigo Rodrigues e Paulo Afonso Vaz, no auditório Maurício Berni.

Das 16h30 às 17h: Intervalo

Das 17h às 18h15: Mesa 3 – “Pragmatismo e verdade no Direito”, com a participação dos professores Adriano Naves de Brito, Dênis Coitinho Silveira e Marco Antônio Oliveira de Azevedo, auditório Maurício Berni.

Das 19h45 às 22h: Conferência “Pragmatism, Law, and Morality: the lessons of Buck v. Bell”, pela professora Susan Haack, no auditório Maurício Berni.