Por que o brasileiro lê tão pouco?

Crédito: Rodrigo W. Blum

Um hábito que estimula a mente e a criatividade, a leitura é super importante para a formação do pensamento crítico. De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, cerca de 52% dos brasileiros têm esse hábito. Os números podem parecer positivos, mas o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. Em uma comparação média com outros países, o brasileiro costuma ler somente cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê 12, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média.

Os fatores para o afastamento da leitura no Brasil são inúmeros, porém alguns deles podem ser analisados. A falta de estímulo, de estrutura, fatores sociais e políticos podem ser algumas das causas, como explica Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades da Unisinos. Outro fator que pode ser analisado é a concorrência, pois a escolha de ler um livro pode bater de frente com a de consumir outros tipos de mídia.

Segundo a pesquisa citada anteriormente, os brasileiros costumam usar seu tempo livre para outras tarefas como assistir televisão, usar a internet, enviar mensagens no Whatsapp, escutar música e assistir a filmes. De acordo com Luiz: “A leitura demanda um esforço, uma concentração, uma dedicação, que muitas vezes nós não temos. Então esse espírito de rapidez, de agilidade, que as mídias nos colocam, ela nos impede de ter um tempo de maturação, onde possamos ruminar nesse sentido”. Tal colocação vai ao encontro dos resultados da pesquisa, que mostra que a preferência da população é por mídias nas quais menos esforço é necessário.

Formatos como os livros digitais e os audiolivros podem ser uma alternativa para vencer alguns obstáculos. Com a possibilidade de ler um livro em seu celular, é possível fazer uso dessa atividade durante momentos como o transporte de casa ao trabalho. Além disso, é muito mais fácil encontrar livros gratuitos ou a preços acessíveis, aumentando as possibilidades para o leitor que não tem tanto dinheiro para aplicar nessa atividade.

Mas como ler mais? Tornar a leitura em um hábito só é possível com o próprio exercício da leitura, como explica Luiz: “Como a gente resolve isso? Estimulando. Os pais estimulam os filhos, colegas estimulam colegas. Existem diferentes caminhos para cultivar isso, podemos ler qualquer livro, então uma das formas de transformar a leitura num hábito é ler livros que nós gostamos”. Além do apoio da família e amigos, outro ponto a ser destacado é o de ler sempre: “Quem tem o gosto da leitura acaba encontrando horário, encontrando tempo e dedicação para leitura sempre, pois tem prazer com essa leitura”. Outra dica é a de criar metas de leitura e separar um tempo para isso acontecer em momentos como férias e fins de semana.

Porém, é importante lembrar que a leitura não deve ser uma tarefa chata ou difícil, mas sim uma atividade prazerosa. Com ela é possível explorar as mais diversas áreas do conhecimento ou mesmo descobrir incríveis histórias de ficção. Como explica o professor, citando o autor Alberto Manguel: “Nós somos o que nós lemos e se lemos pouco, pouco somos.”