Conexão Pesquisa começa na próxima semana

O evento ocorre entre 06 e 10/06 de forma presencial e on-line

Crédito: Divulgação

Durante a próxima semana, entre os dias 06 e 10/06, acontece o Conexão Pesquisa, um evento de divulgação da ciência e de relacionamento com diversas atividades que envolvem a comunidade acadêmica. Tem como objetivos permitir aos alunos de final de ensino médio, de graduação e de pós-graduação, o debate de diferentes temáticas no contexto do ensino superior, usufruindo de conteúdos relevantes e, também, entender sobre o que é a pesquisa na Universidade, como ela acontece e como se pode fazer parte dela, promovendo a Pesquisa, o Ensino e a Extensão. 

Organizado pela Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação, o Conexão Pesquisa traz em sua programação o Minha Tese em 180 segundos, palestras, além de contar também com a 3ª edição da Mostra de Extensão e a XXIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica. “Esse é um momento para valorizar a pesquisa científica realizada por estudantes, dando-lhes a oportunidade de divulgar seus resultados e perspectivas para novos estudos que possam gerar também soluções tecnológicas”, destaca Alexandra Müller, coordenadora de Estrito Senso. 

Para a edição de 2022, o evento, segundo Alexandra, trará um conjunto de atividades que abrange a promoção da discussão e a disseminação do conhecimento, com o compartilhamento das ações e práticas extensionistas desenvolvidas. “É um momento para integrar a Universidade e a sociedade em uma ambiência formativa reflexiva e transformadora. Vai ser um espaço para reencontrar colegas e questionar os impactos da pesquisa e da produção do conhecimento no nosso cotidiano.” 

A programação completa do Conexão Pesquisa pode ser acessada clicando aqui

Abaixo, você confere um pouco mais sobre o Minha Tese em 180 segundos, a Mostra de Extensão (MEx) e XXIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica (MIC).

Minha Tese em 180 segundos 

Propõe aos doutorandos ou doutores titulados na Unisinos o desafio de apresentar e explicar o desenvolvimento de sua pesquisa de doutorado em até 180 segundos, e que seja de forma simples, compreensível e com linguagem acessível ao público em geral, estimulando o interesse na divulgação e promoção da ciência. 

Leila Lima de Sousa é a atual vencedora do Minha Tese em 180 segundos. Doutora em Ciências da Comunicação, ela apresentou a sua tese intitulada ‘Aprender-sendo: cidadania comunicativa e existências comunicacionais de mulheres negras de Codó e Imperatriz, no Instagram‘ e diz que participar do evento foi um grande desafio. “Sempre considerei importante e fundamental o processo de divulgação científica, pois acredito que é uma responsabilidade de todos os pesquisadores. A atividade é uma excelente oportunidade de disseminar as pesquisas que desenvolvemos nas nossas teses, inclusive situando territórios diversos onde elas foram realizadas, como no caso da minha que se localiza no interior do Maranhão, nas cidades de Codó e Imperatriz.” 

Crédito: Ramon Belmonte

Ainda segundo ela, essa é uma ótima oportunidade para desafiar os pesquisadores a elaborar e construir uma comunicação efetiva e eficaz para a comunidade, descrevendo os percursos e potencialidades da investigação realizada em um período de quatro anos, em três minutos, de forma acessível e objetiva. “Ganhar o Minha Tese em 180 segundos foi uma grande alegria e, também, uma responsabilidade que carregarei para a vida. O reconhecimento da qualidade e da importância da tese, possibilitados pelo concurso, são aspectos que me motivam a continuar pesquisando com seriedade, rigor metodológico e com afeto, olhar atento e transformador.“ 

Mostra de Extensão (MEx) 

Com o tema “Extensão: educação para a vida”, a MEx pretende reafirmar a extensão como um potente modo de aprendizagem em temas transversais e essenciais para a construção da cidadania. Mais do que desenvolver profissionalmente, a extensão pretende oportunizar vivências que serão levadas para toda a vida, contribuindo para uma formação humanista e solidária.  

Além disso, a MEx vai estimular a reflexão sobre a extensão na formação universitária e possibilitar, a partir de apresentação de experiências extensionistas, a ressignificação das categorias tempo, espaço e formação para além da Universidade. Ainda, ela fomenta a participação em programas e projetos promovidos pela Unisinos, estabelecendo diálogos com outras instituições de ensino superior comunitárias e, assim, integrar a Universidade e a sociedade em um local reflexivo e transformador. 

XXIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica (MIC) 

É uma atividade destinada a promover o intercâmbio de conhecimento entre estudantes que participam de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica e demais estudantes de Instituições de Ensino Superior públicas, privadas e/ou comunitárias do Rio Grande do Sul e dos demais Estados do Brasil. É um Evento que fortalece a pesquisa, a formação de pessoas e coloca em evidência as soluções científicas, tecnológicas e empreendedoras que são geradas na Universidade e que estão à disposição da sociedade. 

Os principais objetivos da MIC são:  a valorização da pesquisa científica realizada por estudantes, dando-lhes a oportunidade de divulgar seus resultados e perspectivas para novos estudos como atividades que possam gerar também soluções tecnológicas; assegurar o acompanhamento e a avaliação das atividades de investigação científica e tecnológica na Instituição; e estimular a participação de jovens pesquisadores da Unisinos e de outras instituições, integrando-os às redes de investigação científica e tecnológica da comunidade acadêmica da Unisinos. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar