Conexão Brasil-Paquistão

Mais importante do que estar conectado nos dias atuais é permitir conectar-se ao mundo. A tecnologia nos aproxima de povos e culturas que em um primeiro momento parecem distantes. E foi isso que aconteceu entre os alunos do Unilínguas e estudantes da Universidade de Bahria, da cidade de Carachi, Paquistão.

A professora Graziela Gaiardo conta que essa oportunidade começou por meio de uma parceria entre a Unisinos e a Embaixada dos Estados Unidos com o programa Access, que será realizado em um futuro próximo e vai capacitar professores de inglês da rede pública de educação. Enquanto isso, Graziela vem estabelecendo contato com professores do programa pelo mundo, através do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) no Brasil. “Desde abril deste ano tenho estreitado meus contatos dentro da rede Access, fazendo experiências de aulas virtuais com grupos do Unilínguas e alunos em outros países”, informa.

Neste semestre, a professora do Unilínguas se juntou ao professor Muhammad Hassan Abbasi, da Universidade de Bahria, para promover um encontro virtual entre seus alunos. O tema proposto durante a aula foi a relação dos estudantes com os espaços urbanos, em que eles puderam apresentar um pouco de seus países. “No encontro os alunos trocaram experiências e impressões sobre sociedade e cultura através da língua inglesa”, explica Graziela.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Reprodução via Google Meet

“Eu amei a experiência. É muito importante conhecer mais sobre outras culturas e pessoas. O tempo passou muito rápido. Certamente precisamos de um novo encontro”, relata a estudante Loice da Silva. Outro destaque para quem esteve presente na classe foi o sentimento de que o aprendizado em outro idioma está sendo desenvolvido. “Esta oportunidade foi incrível. Estar sendo capaz de falar com uma pessoa de outra nação em um segundo idioma que não é a língua principal de nossos países é maravilhoso”, comenta o aluno Rodrigo Muller.

Essa experiência foi a primeira vez que a estudante Jaqueline Rodrigues teve em conversar com pessoas de fora do Brasil. “Foi um desafio pra mim, porque eu achei que os outros participantes eram mais fluentes, mas os professores nos ajudaram e todos foram muito receptivos. Eu amei conhecer mais sobre a cultura e os lugares do Paquistão e os colegas estavam animados ao falar sobre seu país”, relata. A experiência foi muito importante para todos os estudantes dessa aula, que acrescentam em suas bagagens mais um aprendizado. “A troca foi culturalmente enriquecedora”, conclui orgulhosa a professora do Unilínguas.

Saiba mais sobre o Unilínguas

O Instituto de Línguas da Unisinos tem oito opções de idiomas para quem quer ter melhores oportunidades profissionais, participar de programas de mobilidade acadêmicas, fazer viagens internacionais ou estudar sobre uma nova cultura. São eles: Alemão, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Português para Estrangeiros.

Se interessou? Para mais informações e realizar sua matrícula ou até mesmo para descobrir o seu nível de proficiência, acesse unisinos.br/unilinguas.

Unilínguas em novo local

O Unilínguas agora está localizado no Centro Comunitário (Redondo) ao lado da entrada principal da Biblioteca no segundo piso. Sala A01 123b das 14 às 18h.