Aluna do PPG em Administração ganha bolsa de estudos do Banco do Brasil

Gabriele Girardi é gerente de relacionamento do banco e apresentou um projeto conforme às áreas de interesse da instituição

Crédito: Getty Images

A aluna Gabriele Girardi foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo Banco do Brasil, seu empregador, para cursar o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos. Gerente de relacionamento da instituição financeira, Gabriele estava inscrita no doutorado desde o primeiro semestre de 2020 e para concorrer a bolsa, ela teve que apresentar um projeto de acordo com áreas de interesse de pesquisa do banco. Ou seja, os alunos contemplados com a bolsa devem prioritariamente direcionar suas pesquisas de acordo com eixos temáticos propostos pela empresa.

Este processo promove uma aproximação entre universidade e empresa, ao quais alunos e professores podem direcionar suas pesquisas e contribuir com problemas atuais vivenciados pelas organizações. “Há uma equipe de professores capacitados e experientes em pesquisa, com grande embasamento teórico e atentos aos movimentos do mercado, que estão procurando resolver problemas reais de empresas e trazendo respostas consistentes para a tomada de decisão”, explica Gabriele. “Além disso, há um funcionário da própria instituição, denominado orientador, que também acompanha a pesquisa, atendendo os interesses da alta diretoria da empresa. Isso resulta em uma aproximação entre o Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos e o Banco do Brasil”, continua.

Crédito: Arquivo Pessoal

O estudo, que já estava em andamento, diz respeito à inovação em modelos de negócios e refere-se à aceleração da transformação digital e da inovação. Sucintamente, serão avaliados os mecanismos de transformação de modelos de negócios na indústria financeira no cenário 4.0, fazendo uma abordagem a partir das capacidades dinâmicas baseadas em conhecimento. As orientadoras que acompanham este processo com a aluna são as professoras Kadígia Faccin e Bibiana Volkmer Martins.

Gabriele considera que tal integração só gera resultados positivos para a competividade das empresas brasileiras, frente ao mercado global e de grandes mudanças que estamos inseridos. Quanto ao doutorado, a aluna menciona que o conhecimento adquirido a capacita individualmente para o mercado de trabalho e eleva as opções de empregabilidade. “Aumenta o campo de visão, você consegue perceber movimentos que ocorrem além da empresa, e também há uma sensacional troca de conhecimentos entre professores e colegas. Você nunca mais será o mesmo após a imersão nesta jornada”, destaca.