Arquitetura pela América Latina

Foto: Arquivo Pessoal

O intercâmbio é uma prática já consolidada na Unisinos. Ao ler essa frase, você provavelmente deduziu que o texto fala de estudantes que praticam mobilidade acadêmica, certo? Bom, não está errado. A novidade é que na Graduação em Arquitetura e Urbanismo os professores também precisam preparar suas malas e rever as últimas lições de espanhol. O curso, em convênio com o Programa MARCA – de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados pelo Mecanismo de Acreditação de Cursos de Graduação do Mercosul, já recebeu e enviou docentes e discentes para diversas universidade da América Latina após sua acreditação em 2013.

De volta ao Brasil

Recentemente regressa às salas de aula brasileiras, depois de 10 dias na Bolívia, a professora Vera Mascarello conta como foi sua experiência na Universidad San Francisco Xavier de Chuquisaca na cidade de Sucre.  “Tive uma agenda muito intensa pois minha visita ocorreu concomitantemente a um Seminário Internacional de Arquitetura. Tinha palestrantes do México, da Espanha, da Argentina, do Paraguay, e de três outras cidades da Bolívia”, conta Vera, ressaltando a pluralidade do intercâmbio.

Segundo a professora, o foco do ensino na universidade boliviana está mais concentrado no patrimônio edificado. “Embora seja um país da América Latina, trata-se de uma realidade bem diferente da nossa, pois o mercado deles é mais focado em arquitetura de restauração, por se tratar de uma cidade histórica, que é patrimônio da Unesco”, conta Vera. “A cidade tem só dois edifícios verticalizados, que já são criticados, por alguns”, afirma.

Professora das disciplinas de Atelier 1 e Atelier 4 na Unisinos, Vera, na Bolívia, teve contato com disciplinas do início, meio e fim de curso. “Foi interessante porque pude ter um panorama geral do curso”, diz. Além das reuniões, palestras, conferências e aulas, ela ainda teve tempo para ser jurada de um concurso de fotografia da Escola de Arquitetura e Urbanismo. “Dos mais de quinhentos alunos da Escola, 110 participaram da atividade”, destaca Vera, comentando sobre o grande envolvimento dos alunos nas atividades.

Foto: Rodrigo W. Blum

A caminho da Argentina

Enquanto Vera recém voltou da aventura, o professor Olavo Amaro da Silveira Neto se prepara para partir dia 18 de maio para a Argentina, onde fará seu intercâmbio de 10 dias junto a Universidad Nacional de Córdoba. “Eu fiz um projeto para mostrar como trabalhamos aqui na Unisinos, como na disciplina de Atelier 9, onde trabalhamos com editais públicos, mostrar os trabalhos dos alunos nesses editais. Vou apresentar também trabalhos de conclusão dos estudantes daqui”, conta ele.

Antes de preparar-se para seu intercâmbio, Olavo “acolheu” uma professora argentina da Universidad Nacional de Córdoba, Belen Tosello, da Facultad De Arquitectura, Urbanismo Y Diseño. “Ela ficou dez dias conosco. Fizemos um workshop de Habitação Social Sustentável, previsto pelo convênio, justamente enquanto ela nos visitava”, explica Olavo.

A experiência de Olavo será um tanto diferente da de Vera, pois a universidade argentina trabalha com um número muito maior de alunos. “O curso deles, pelo que a Belen me contou, é impressionante. A Faculdade de arquitetura lá tem cerca de 6 mil alunos e a cada semestre ingressam mais 1200”, conta ele. A expectativa do professor é participar das disciplinas de atelier.

O programa Marca

O Marca é o primeiro programa de mobilidade estudantil promovido pelos governos do Setor Educacional do MERCOSUL. Participam deste programa os países membros e associados do bloco, incentivando a promoção da integração regional. A mobilidade é entre os países do MERCOSUL e desenvolvido através de períodos escolares regulares um semestre.

Este programa está relacionado com o sistema de cursos credenciados pela acreditação de graduação regional MERCOSUL , e seu antecessor, o Mecanismo Experimental de Credenciamento de Grau do MERCOSUL (MEXA). Ele se desenvolve em fases, de modo a permitir-lhe incorporar progressivamente cursos de graduação  que obtenham a acreditação regional.