Concerto Série Magis em Porto Alegre e São Leopoldo

Com entrada franca, espetáculo acontece nos dias 13 e 14 de março

Porto Alegre recebe, no dia 14 de março, a Orquestra Unisinos Anchieta, que apresenta o concerto de abertura da Temporada 2015 da Série Magis. O espetáculo será realizado às 20h30, no Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa. O concerto terá como solista o Quinteto Porto Alegre, formado por músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A entrada é franca, mediante a retirada de senhas no local do evento, a partir das 9h.

No Vale do Sinos, o concerto acontece dia 13 de março, às 20h, na Sociedade Orpheu São Leopoldo (Rua Brasil, 506 – São Leopoldo). Entrada franca com retirada de senhas no SESC/SL e no local.

Regida pelo maestro Evandro Matté, a Orquestra realiza uma programação artística diversificada, atendendo a diferentes perfis de público e buscando a renovação de ideias, abordagens, leituras, além de promover associações inesperadas pela música de concerto, contemporânea e popular. A proposta é ir além da simples oferta de apresentação da orquestra. O projeto segue conceito de empreendimento cultural: garantir o acesso não apenas à música de concerto, mas a outras linguagens vinculadas às raízes musicais brasileiras e ao repertório de importantes compositores populares.

Já o Quinteto Porto Alegre é formado por músicos ganhadores de prêmios para solistas em território nacional e internacional, além de terem atuado em prestigiosas orquestras. Desde 2014, também é o ‘quinteto de metais residente’ do Festival Internacional Sesc de Música, em que realiza concertos, recitais e diversas apresentações de caráter sócio pedagógico. O Quinteto é composto pelos músicos Elieser Fernandes Ribeiro (trompete), Tiago Linck (trompete), Israel Oliveira (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Wilthon Matos (tuba).

No programa, obras do músico Arthur Barbosa, compostas especialmente para esse concerto.

O programa

Mini Abertura Festiva

Composta em 2007 – revisão 2014

Composta originalmente para Grupo de metais, a obra foi adaptada para Quinteto de Metais Solista e Orquestra. Trata-se de uma obra burlesca, apesar de ter um início sombrio e retrata com humor as nuances e a sensualidade da música do Caribe, em especial a salsa. O início é imponente, preparando para cair num segundo momento onde os metais dialogam entre si num tempo mais cadenciado que lembra uma Salsa lenta. Estes dois temas (a abertura sombria e a salsa) voltam a apresentar-se e levam a uma coda que consiste num ostinato em ritmo mais vibrante que segue até o fim da obra.

Dança de Areia

Composta em 2006

Apesar de ser uma obra que soa acadêmica, ela retrata de forma livre um “coco de praia”, dança típica do litoral de algumas regiões do Brasil onde os dançantes, numa formação circular, batem palmas e muitas vezes usam duas metades de um coco seco fazendo um som característico. A obra consta de dois temas e uma coda, numa forma em que o ritmo lembra o ritmo binário do “coco de praia” porém com uma das melodias mais suave do que propriamente rítmica. A obra originalmente escrita para grupo de metais e cordas, foi adaptada pelo autor para a forma de concerto para Quinteto de Metais solista e orquestra.

Tanguero Concerto (estreia mundial) Composta para o Quinteto Porto Alegre

Composta em 2014

Obra inspirada no tango em nos ritmos platinos, que passa a fazer parte de um conjunto de obras do autor com a mesma temática (Recuerdos 1, Recuerdos 2, Recuerdos 3, Milongón e o Concerto Para Contrabaixo). Tendo morado na Argentina por seis anos, o compositor conta nestas obras, sua visão do mundo da música do Prata, porém com um toque de brasilidade. O concerto consta de três movimentos onde cada um retrata um ritmo daquela região. No primeiro um tango ritmado e sombrio, no segundo uma milonga lenta e no terceiro um tango/fuga. Um fato curioso é o movimento central onde o compositor usa o que se pode chamar de “tema recorrente”, tema este também usado em mais duas obras do autor, com diferentes colorações.

Promoção: Unisinos e Colégio Anchieta

Patrocínio Master: Sthil

Patrocínio: In Betta, Bradesco Seguros, Lojas Renner

Apoios: Get net, Badesul/Gov. Estado do RS, Bergerault, Impressos Portão e HSS.

Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar