Alunos da Unisinos e da UFRGS juntos em atividade do curso de Nutrição

Crédito: Arquivo pessoal

Na terça-feira, 05 de junho, alunos do curso de Nutrição da Unisinos dividiram experiências de sala de aula com alunos da Nutrição da UFRGS. O encontro, realizado pelas professoras Cristiane Melere (Unisinos) e Michele Drehmer (UFGRS), teve como objetivo promover uma das abordagens de ensino realizadas dentro da Atividade Acadêmica de Análise do Consumo Alimentar.

A atividade consiste em filmar a aplicação de um inquérito alimentar usando técnicas padronizadas e recursos bi e tridimensionais (álbuns com fotos de alimentos e de medidas caseiras, réplicas de alimentos e utensílios de cozinha), para possibilitar a identificação do consumo alimentar do respondente de forma mais acurada. Além disso, o conteúdo técnico sobre o tipo e as características do inquérito alimentar são revisados de forma livre e criativa. Bingos, jogos de memória, cruzadinhas e dominó são algumas das ferramentas utilizadas pelos alunos.

Nessa oportunidade, as alunas Carla Agradem e Heike Vieira representaram os estudantes da Unisinos, apresentando para os alunos da UFRGS os trabalhos realizados durante o semestre e conversando sobre o processo criativo e os resultados obtidos.

A aluna Carla Agradem fala sobre a troca: “Dividir minha experiência do uso de uma metodologia diferente para fixação do aprendizado foi excelente! Os colegas da Nutrição da UFRGS estiveram abertos a escutar e assistir ao vídeo que apresentamos sobre aplicação de Inquéritos Alimentares, da disciplina de Análise de Consumo Alimentar, ministrada pela professora Cristiane Melere, e brincaram com nosso Jogo de Memória sobre o mesmo assunto. A participação nessa contribuição entre instituições só agrega ao conhecimento e afirma o fato que toda a novidade que acrescenta deve ser compartilhada”.