Comitiva do Instituto Agregar de Panambi realiza visita técnica na Unisinos

Grupo aprofundou os conhecimentos nos ecossistemas de inovação e mecanismos de estímulo ao empreendedorismo da Universidade

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Panambi

A Unisinos recebeu na quinta-feira, dia 07/07, uma comitiva do Instituto Integrar de Panambi. O grupo, composto pelo prefeito Daniel Hinnah, pelo secretário de desenvolvimento econômico, Rafael Jacques de Oliveira, e por representantes de empresas e da ACI-Panambi, realizou uma imersão nos ecossistemas de inovação e mecanismos de estímulo ao empreendedorismo da Unisinos, sendo recepcionados pelo reitor, Pe. Sergio Mariucci, e pelo pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez.

Crédito: Divulgação/Tecnosinos

Durante a visita, foram estabelecidas diversas interações e conexões no Portal de Inovação da Universidade, que contou com as presenças dos decanos da Escola Politécnica e da Escola de Gestão e Negócios, coordenadores de núcleos de excelência, como o Lawboratory e o CEI, além de professores que compõem o grupo de trabalho apoiador da constituição do Hub de Inovação em Panambi. A comitiva ainda teve a oportunidade de visitar os Institutos Tecnológicos de Segurança Funcional (itt Fuse) e Semicondutores (itt Chip), além do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos. “A visita ao Tecnosinos consolida a união entre a administração pública, Universidade e empresas. O projeto que estamos construindo vai oportunizar a criação de novas oportunidades de desenvolvimento, que resultem em crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida de Panambi”, destaca o prefeito Daniel.

Crédito: Divulgação/Tecnosinos

Durante a imersão, houve um momento de celebração em que foram assinados os convênios para a realização de turmas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da produção Unisinos. “É excitante quando a colaboração e a construção coletiva ocorrem e se materializam de fato. A assinatura do Programa Excelência Panambi que formaliza a parceria das principais empresas da região de Panambi com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas é um momento ímpar na história. Vamos formar quadros altamente qualificados que impactem positivamente em termos tecnológicos, econômicos, científicos e sociais. Esses impactos ocorrem nas pessoas, pelas pessoas e para as pessoas dessas organizações. Assim cumprimos nossa missão e contribuímos para a competitividade e o desenvolvimento regional de Panambi”, frisa Daniel Lacerda, coordenador do PPG em Engenharia de Produção e Sistemas.

Crédito: Divulgação/Tecnosinos

O diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, pontua o sucesso que foi a realização da visita técnica feita pelo grupo, atingindo o objetivo inicial de buscar conhecimento e entender o processo de implementação para aplicar no desenvolvimento do Instituto Agregar. “A imersão nos Ecossistemas de Inovação e Mecanismos de Estímulo ao Empreendedorismo da Unisinos foi realizada com uma versão feita especialmente para a comitiva de Panambi. Com duração de um dia e roteiro nos diferentes ambientes promotores de inovação e escolas da Universidade. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o que há de mais avançado em termos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), por meio de visitas a empresas e startups no Tecnosinos, laboratórios e outras iniciativas da Unidade de Tecnologia e Inovação”, salienta.