Unisinos investe em pesquisa e atividades online

Durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Universidade trabalha para informar e capacitar a comunidade e ajudar a conter o Covid-19

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos está acompanhando a situação do novo coronavírus (Covid-19) e seguido as recomendações das autoridades responsáveis pela saúde pública, garantindo a permanência de seus alunos e colaboradores em casa. No entanto, mesmo durante esse período, a Universidade continua investindo em excelência acadêmica e, nas últimas semanas, várias ações estão sendo desenvolvidas para informar e capacitar a comunidade.

Testes para diagnóstico do Covid-19

Uma parceria entre a empresa Hemocord, do Tecnosinos, a Escola de Saúde da Unisinos e o itt Nutrifor foi criada para processar testes do covid-19. Os testes para diagnóstico do vírus serão processados no laboratório da Hemocord, em parceria com a Escola de Saúde da Unisinos. Como forma de ampliar a capacidade durante a pandemia, também serão utilizados equipamentos do Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde. A ação vai contar com o trabalho voluntários das Escolas de Saúde e Politécnica da Unisinos, que vão auxiliar na operação. Com isso, será possível ter um sistema de testes que opere 24 horas por dia.

A iniciativa faz parte de uma série de ações institucionais que vem sendo desenvolvidas no ecossistema de inovação da Unisinos como forma de prevenção contra a pandemia e a preservação da saúde e do bem-estar da comunidade. O laboratório está em fase final de homologação de novo nível de segurança junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Tão logo possível, os testes serão iniciados.

App de saúde para tirar dúvidas 24h por dia

A empresa Eagle Care, em parceira com o Tecnosinos e a Unisinos, desenvolveu um aplicativo de saúde – que foi aprimorado durante o 1º Hackathon – Desafio Covid-19, uma maratona de programação multidisciplinar online, aberta, colaborativa e inovadora, que aconteceu na última semana, – com o objetivo de desenvolver soluções que atendam às necessidades de saúde pública no combate ao novo coronavírus.

O aplicativo ganhou três novas funcionalidades e, uma delas, é um chat que funcionará 24h e prestará serviço para a comunidade, tirando dúvidas e auxiliando na área da saúde. Todos os profissionais, que irão prestar auxílio através do chat, são professores e profissionais de Saúde, já formados, que são alunos da residência Multiprofissional e dos Mestrados e Doutorados da Unisinos, que estão colaborando de forma voluntária. Os cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia também estão participando dessa iniciativa.

O app tem previsão para começar a rodar nesta quinta-feira, 2/4. Através do aplicativo, o usuário poderá se comunicar diretamente com a rede básica de saúde de seu município, recebendo orientações e informações sobre o coronavírus. Além disso o chat online servirá para que a pessoa em quarentena ou confinamento possa ter o suporte profissional de cunho informativo.

Conserto de respiradores e equipamentos hospitalares

O Instituto Tecnológico em Segurança Funcional – itt Fuse e Escola Politécnica da Unisinos, em parceria com o município de São Leopoldo, estão realizando o conserto de controladores de estufa neonatal e respiradores, que serão usados para ventilação mecânica em casos graves do coronavírus, no Hospital Centenário. O instituto também está buscando, junto com pesquisadores da Unisinos, nas áreas de Engenharia Mecânica e Elétrica, desenvolver alternativas para duplicar a capacidade dos respiradores.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Máscaras de proteção para equipes de saúde

Na Unidade de Inovação e Tecnologia – Unitec estão sendo produzidas máscaras utilizando duas impressoras 3D instaladas nos laboratórios Unitec e uma disponibilizada pela startup X4 Tecnologia. Nesta sexta-feira, 27/3, às 15 horas, ocorre a doação das primeiras unidades, que serão destinadas à Samu de Porto Alegre. Os insumos estão sendo doados por empresas, startups, funcionários do Tecnosinos, pela Associação Comercial, Industrial de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo – ACIST-SL e pelos jesuítas da Universidade. O projeto conta com apoio das Escolas de Saúde e Politécnica da Unisinos.

A Unisinos, por meio do seu Laboratório da Indústria Criativa – FabLab, em conjunto com o grupo Brothers in Arms Impressão 3D, criado pelo Pacto Alegre, também está produzindo máscaras de proteção para as equipes da área da saúde. O material está sendo criado nas impressoras 3D e de corte a laser.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O curso de Design de Produto está desenvolvendo um novo projeto com o objetivo de otimizar a produção e entregar um número maior de máscaras em um período menor de tempo. Nessa quarta-feira, 25/3, foi o primeiro dia de trabalho. As máscaras produzidas serão entregues ao grupo Brothers in Arms Covid-19, que irá encaminhar o material diretamente para os hospitais e médicos das unidades que estão na linha de frente no combate à pandemia.

Produção e distribuição de álcool em gel 70%

Os cursos de Engenharia Química e Farmácia estão unidos numa ação para produção e distribuição de álcool em gel 70% para comunidade de São Leopoldo. O grupo, que envolve os Engenheiros sem Fronteiras, com apoio da prefeitura e do governo do estado, faz parte do projeto “Rede de Solidariedade e Proteção Social às Comunidades de São Leopoldo”.

Crédito: Hospiital Centenário e itt Fuse

A empresa Unica está doando, através da Secretaria Estadual de Saúde, 70 mil litros de álcool ao mês para o nosso Estado. Um lote de 35 mil litros dessa doação será destinada à região metropolitana e será armazenada na empresa Quimicamar, que fará o transbordo e o transporte para a Unisinos, conforme a necessidade da universidade para a produção. Os alunos da Engenharia Química estão buscando também os frascos para envase junto à indústria química.

A produção de álcool em gel terá início assim que as matérias primas forem recebidas. A iniciativa envolve alunos voluntários de ambos os cursos que usarão a estrutura da Farmácia Escola. O local conta com uma farmacêutica responsável para supervisionar a produção e embalagem do produto, garantindo a qualidade da entrega à comunidade.

Projeto Pequeno Empreendedor

O projeto “Todos por todos”, desenvolvido pelo curso de Gestão Para Inovação e Liderança – GIL, tem o objetivo de auxiliar pequenos negócios através de mentorias gratuitas, virtuais e personalizadas conduzidas por alunos e professores voluntários. A ideia é auxiliar empresas que buscam soluções para enfrentar o período de isolamento social.

Para participar, basta fazer a inscrição no formulário online. Cada negócio é distribuído para um grupo que entra em contato com o microempresário para realizar encontros virtuais com mentoria especializada, material de apoio e suporte para que o negócio possa enfrentar a crise de maneira criativa e eficaz.

Cursos gratuitos

A plataforma LAB, que foi criada para incentivar a autonomia e a personalização na trajetória formativa do aluno, está oferecendo 12 cursos online gratuitos para toda a comunidade. Os MOOCs (Massive Open Online Course) são cursos online e assíncronos, que podem ser iniciados a qualquer momento até o dia 31/07. Eles não possuem um acompanhamento de professor ou tutor, pois são montados para que sejam realizados a qualquer momento e velocidade.

Para participar é só entrar na plataforma e fazer um cadastro. Para se inscrever, basta preencher nome, CPF, e-mail, telefone, data de nascimento e endereço, e criar uma senha. A partir desse cadastro, a pessoa começa a fazer parte do ecossistema Unisinos. Não é necessário ter nenhum vínculo com a Universidade e, ao final do curso, todos recebem um certificado com nível de extensão, além de contabilizarem competências na LAB. Conheça os cursos online e gratuitos disponíveis na Unisinos LAB:

  • Cultura e Integração no Âmbito Global
  • Ei, Você Aí! Vamos Tentar Entender o Cenário Social e Econômico?
  • Empreendedorismo e Plano de Negócio
  • Entendendo o Cenário Econômico
  • Fotografia Institucional
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Inovação Orientada pelo Design
  • Introdução à Língua Brasileira de Sinais
  • Liderança: os Desafios
  • Linguagens Artísticas, Cultura e Educação
  • Mídias e Educação: As Linguagens da Tv, do Cinema e das Tecnologias Digitais
  • Responsabilidade Social Empresarial

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar