Celebrado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente relembra a todos que precisamos cuidar do nosso planeta

Crédito: Rodrigo W. Blum

Instituído pela ONU como uma forma de chamar a atenção para ações como a preservação, o dia 5 de junho é conhecido mundialmente por celebrar o Dia do Meio Ambiente. Segundo uma pesquisa científica publicada na The Lancet Planetary Health, só no ano de 2019 cerca de nove milhões de mortes foram causadas – mesmo que indiretamente – pela poluição.

De acordo com Carlos Moraes, professor da Escola Politécnica da Unisinos, apesar de termos muitos problemas ambientais enfrentados hoje pelo ser humano, os provenientes da poluição da água e do ar parecem ser os mais sérios. “Nós não enxergamos, muitas vezes, os poluentes que estão no ar. Se enxerga no máximo uma fumaça, mas que erroneamente a nossa cultura pensa que aquilo é passageiro. Pensa que a fumaça sobe e vai embora, porque se ela vai embora do local onde eu vivo, ela está indo para outro lugar. Se não vai para outro lugar, ela sobe e vai comprometer a camada de ozônio”, explica.

A poluição do ar, contudo, não prejudica somente a camada de ozônio, mas causa danos irreversíveis à nossa saúde. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a poluição do ar causa principalmente doenças do sistema respiratório. Além disso, agravamento das alergias respiratórias, aumento dos problemas cardíacos, elevação da incidência de derrame cerebral e diabetes tipo 2, aumento do risco de câncer e problemas gestacionais são apenas algumas das doenças relacionadas a esse problema.

Já no caso das águas, uma grande questão são os microplásticos. Esses resíduos acabam indo parar nos animais marinhos e pode chegar até mesmo em nós por meio da alimentação. “Esse material entra no corpo dos peixes e dos animais que estão no rio e ficam grudados na sua gordura, no sangue”, comenta Carlos. Em 2022, cientistas da Holanda e Reino Unido encontraram microplásticos nos pulmões e no sangue de pacientes, durante pesquisas. Nesse caso, apesar de já haver estudos sobre o que esses materiais causam às células humanas, não há resultados conclusivos que afirmem os sintomas ainda.

Estes, contudo, são apenas dois tipos de problemas ambientais enfrentados pelos humanos, o que nos leva a perguntar: o que fazer para ajudar o meio ambiente e a nós mesmos? Carlos acredita que uma das melhores estratégias é a de se informar e mudar sua relação com os produtos. “O que descartamos são materiais que geralmente usamos muito pouco e que praticamente tudo pode voltar para a cadeia produtiva, basta uma relação diferente com aquilo que usamos em termos de produtos, dispositivos, materiais, entre outros”, diz o professor. O docente ainda reitera que é muito importante ter conhecimento da origem de cada material e se ele pode ser reutilizado de alguma maneira, ao invés de ser descartado sem qualquer uso.

O Dia do Meio Ambiente é uma data que nos lembra da importância de cuidar do planeta e por isso é um ótimo momento para repensar nossa maneira de consumo e a relação com os materiais que descartamos, lembrando sempre da nossa responsabilidade. “Nós todos temos que ser responsáveis pelo planeta”, finaliza Carlos.