Alunos de Arquitetura e Urbanismo propõem ideias para o Espaço Colaborativo

A atividade aconteceu no semestre passado com o objetivo de expressar o que é desenvolvido no local

Crédito: Graziela Andrighetti

O curso de Arquitetura e Urbanismo recebeu o convite para contribuir com propostas de projeto para o Espaço Colaborativo da Unisinos, que se localiza na claraboia da Biblioteca no campus São Leopoldo.

Assim, no segundo semestre de 2022, os alunos da atividade acadêmica de Interiores Residenciais tiveram a oportunidade de trabalhar com o tema projetual: o interior do Espaço Colaborativo. Acompanhados da professora Rosane Bauer, eles visitaram o local e puderam conversar com as professoras Isamara Allegretti e Aline Bueno, responsáveis pelo Espaço Colaborativo, para entender as necessidades.

“O Espaço Colaborativo da nossa Universidade é um lugar criativo e multidisciplinar, palco de atividades extensionistas de grande relevância que integram a comunidade acadêmica e a sociedade na qual ela está inserida”, destaca Rosane.  O desafio da turma foi de desenvolver propostas de intervenção nesse local, com o objetivo de que expressasse tudo o que é desenvolvido ali e que instigasse ainda mais esse espaço de visão social, colaboração e criação de propostas que visem um mundo mais colaborativo e melhor. “O resultado gerou propostas muito criativas, com espaços que impulsionam a criatividade e aprendizagem, mas também lúdicos na sua essência e, principalmente um espaço de muita união e colaboração”, avalia a professora.

Crédito: Graziela Andrighetti

Ao final do semestre a turma apresentou os projetos para a equipe do Espaço Colaborativo, que além das professoras Isamara e Aline, também é formada pelos professores Graziela Andrighetti, Cristiane Schnack e Wesley Heleno Oliveira. O projeto das alunas Débora Menezes, Gabriela Sebold e Roberta Schneider recebeu o prêmio principal, enquanto o projeto das alunas Carina Diel, Luiza Ecker, Thaís Lopes e Valquiria Ferreira recebeu o prêmio de menção honrosa.

Os troféus do prêmio foram desenvolvidos em parceria com o curso de Design de Produto e com o apoio da Unidade Acadêmica de Graduação – UAGRAD. A criação foi do aluno Victor Bitencourt Silveira Chamun com orientação do professor André Canal Marques e a produção foi realizada no FabLab, laboratório experimental dos cursos de Design, utilizando a impressora 3D.