As aulas em tempos de Covid: os bastidores de uma campanha

A campanha "As digitais por trás do digital" quis resgatar o sentimento de comunidade e o reconhecimento dos professores da Unisinos

Crédito: Divulgação

A pandemia trouxe saudades, sensações e sentimentos proporcionados pela convivência física, mas também nos brindou com surpresas que só se tornaram possíveis por estarmos em casa. No mês dos professores, as Unidades Acadêmicas da Unisinos – junto ao Marketing Institucional e a Agência Experimental de Comunicação da universidade – se uniram em uma campanha para mostrar o esforço coletivo de professores, funcionários e alunos para seguir com uma educação de qualidade durante a pandemia. Tão importante quanto o produto final deste trabalho, foi o processo de produção da campanha.

Para produzir as peças e ações da campanha foi necessário coletar mais de 30 depoimentos de alunos e professores sobre suas experiências durante o período de aprendizagem remota. Destes, 19 depoimentos inspiraram as peças. O objetivo foi humanizar os relatos e mostrar que alunos e professores passam por dificuldades semelhantes, ao mesmo tempo em que descobrem novos interesses.

Cards agradecem aos professores e lembram de saudades e ganhos

Gabriel Domingues, 21 anos, faz estágio na Agexcom e está no quinto semestre de Relações Públicas. Ao estagiário, coube entrevistar os participantes e buscar os depoimentos. “Fico muito satisfeito em ver os resultados do trabalho de toda e equipe”, diz.

A primeira etapa da campanha foi o lançamento da série de cards apelidada de “saudades/porém”. Publicados nas redes sociais, os depoimento revelaram o que os alunos e professores sentem falta – por exemplo, “sinto saudades dos intervalos no DCE” – acompanhado de um ganho percebido com toda a situação vivida – como em “agora posso estudar de pantufa”.

Crédito: Divulgação Os depoimentos reais de alunos e professores foram explorados pela campanha de forma anônima, pois expressam sentimentos gerais da comunidade acadêmica

Outro momento da campanha foi o desenvolvimento de cards de agradecimento aos professores, inspirados em uma questão da pesquisa que indagava: “você deseja deixar uma mensagem ao seu professor?”. Algumas das respostas você confere ao longo da matéria.

Crédito: Divulgação Agradecimentos de alunos aos professores também inspiraram a criação de cards

Reportagem especial para os professores e alunos

O dia dos professores foi marcado pela publicação de uma matéria especial sobre as aulas remotas e uma homenagem em vídeo, feito com imagens e gravações dos próprios docentes e alunos, abordando este novo momento que estamos vivendo.

A estudante de Publicidade e Propaganda, Letícia Rosa Kur, 24 anos, conta como foram as reuniões com o Núcleo Audiovisual da Agexcom. “Organizamos as funções de roteiro, direção, produção, edição e finalização. Eu fiquei com o roteiro e a direção dos professores. Escrevi pensando em várias coisas que já tínhamos conversado em equipe, sobre a importância de valorizar o trabalho dos professores que passaram por toda essa adaptação repentina e também o engajamento dos alunos, que são 50% desse processo”, comenta.

Quadrinhos sobre o “novo cotidiano” encerram a campanha

Crédito: Divulgação – Com o uso da ferramenta “carrossel” do Instagram, o formato dos quadrinhos pode ser explorado para criar histórias a partir dos depoimentos

No rol de perguntas feitas a alunos e professores também constava a seguinte questão: “houve algum momento curioso ou engraçado que fez parte da sua rotina de estudos ou de alguém que você conhece devido ao distanciamento?” As respostas formaram a base para a construção da série de quadrinhos chamada de “novo cotidiano” – que está sendo publicada nas redes sociais (feed e stories) da Unisinos e dos cursos.

Crédito: Divulgação – Agradecimentos de alunos aos professores também inspiraram a criação de cards

Carolina Schmidt Cecconello, 22 anos, está no sétimo semestre de Publicidade e Propaganda e estagia na Agexcom, na área de atendimento. Sua função é acompanhar os trabalhos dentro da agência. “Na etapa da criação dos quadrinhos, eu trabalhei junto com a equipe, trocando ideias e opiniões na construção do projeto, entre os estagiários, os professores mentores da agência e o cliente”, conta.

A ideia foi baseada no trabalho de ilustradores que têm publicado suas criações nas redes sociais. Uma das referências foi o uso da ferramenta carrossel do Instagram, na qual é possível avançar um quadro por vez na história.

Crédito: Arquivo Pessoal O aluno de Publicidade Propaganda, Andrei Silvestrin, mostra o processo de criação dos quadrinhos

O estudante Andrei Krummenauer Silvestrin, 23 anos, um dos estagiários em direção de arte da Agexcom, ressalta o quão prazeroso foi poder representar através de quadrinhos o cotidiano das aulas remotas. No processo de criação, primeiramente foi realizado um esboço à mão, que depois foi digitalizado. “Foi um processo divertido, eu gosto de pegar um trabalho e me colocar no lugar de alguém aqui da Unisinos. Fico imaginando as pessoas vendo o projeto e se identificando”, conta Andrei.

Para a coordenadora da Agexcom, Cybeli Moraes, a campanha foi desenvolvida por alunos e professores, para professores e alunos. “Foi muito gratificante realizar uma campanha totalmente verdadeira, inspirada nas palavras dos entrevistados, diante do momento que estamos vivenciando e desenvolver uma produção de conteúdo em todas as áreas, desde a pesquisa, o desenvolvimento de peças, vídeo e também produção jornalística”, finaliza.

Se você é aluno ou professor da Unisinos e ainda deseja compartilhar suas impressões deste momento que estamos vivendo, envie seu depoimento para digitais@unisinos.br. A comunidade acadêmica merece conhecer sua história.