Compondo sonhos

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com inclusão através da música - Vida com Arte

“Sonhava em tocar violino desde pequena”, conta Wellen Porto Prado. A jovem tem 11 anos e participa do Vida com Arte há três. Nesse tempo, passou por duas turmas: a primeira foi a de musicalização; a segunda, do tão adorado instrumento de cordas, aquele que idealizava já na infância.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos Vida com Arte tem como propósito oportunizar o acesso ao aprendizado musical como forma de convívio em família e em comunidade. A iniciativa acredita na força da música como ferramenta de transformação social. Para Wellen, o projeto fez exatamente isso: mudança. “Se eu não aproveitasse essa chance de participar, não conseguiria realizar meu sonho.”

A Leopoldense, que chegou tímida ao Vida com Arte, em busca de novos aprendizados, se considera uma pessoa de sorte. “Fizeram um sorteio na minha escola e eu fui selecionada, mas muita gente ficou na lista de espera”, lembra, em relação a seu ingresso na iniciativa.

Tão logo perdeu o medo, Wellen percebeu do que era capaz. “Minha família me vê em apresentações e diz ‘Nossa, ela toca mesmo violino!’”, alegra-se. “Eles ficam impressionados.” E não é por menos. Ela, que tem músicos na família, não depende de ninguém quando quer aprender uma nova melodia – pesquisa na internet e estuda as notas por conta própria, até ficar satisfeita com o resultado.

Motivo de orgulho para os familiares também é Ricardo Mendonça Elói, 12, colega de violino e viola. O jovem está há dois anos no projeto e já pensa em tocar profissionalmente. “A gente aprende muita coisa no Vida com Arte, e não só sobre música, mas das pessoas também”, comenta. Para ele, fazer amizades tem sido tão importante quanto memorizar sequências de notas. “É por isso que tudo aqui é legal!”

A iniciativa

O Vida com Arte promove a inclusão de crianças e adolescentes da rede pública de ensino por meio da criação de novas perspectivas de desenvolvimento cognitivo e cultural. Participando de oficinas, o jovem socializa, adquire senso de cidadania e responsabilidade, tem contato com novos valores e amplia seus horizontes. Além disso, a música se relaciona com outras áreas essenciais para a formação humana, como a matemática, a ciência, a linguagem e a atividade física.

O Vida com Arte conta com orquestra, grupo de percussão, de música de câmara e de musicalização. Foi vencedor do prêmio TOP CIDADANIA 2013 (ABRH).

Esta matéria foi realizada em meados de 2014, referente ao Balanço Social 2013.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar