Aromas e sabores invadem o espaço verde da Unisinos

Confira o menu que será oferecido no Churras & Lúpulo, evento que acontece neste sábado, 29/10, na Unisinos. Ingressos ainda estão disponíveis

Crédito: Amora Fotografia

Uma profusão de aromas e sabores combinada com a previsão de sol em um local ícone da cidade. Esta é a linha condutora da terceira edição do Churras & Lúpulo, evento que acontece neste sábado, dia 29/10, na Unisinos. Das 11h às 17h, os apreciadores da boa comida e de cervejas especiais terão à disposição o seguinte cardápio:

• Estação de Boas Vindas – Gastronomia Unisinos: Batata baby rústica com farofa de bacon e molho chipotle da Faba Alimentos;
  • Estação da Costelinha de Porco – Assador Roberto Marin (Betão): Costelinha de porco defumada por 8 horas servida com molho artesanal de barbecue;
  • Estação do Frango – “Galetinho” – Assador Gérson de Ávila: Galetinho defumado com geleia toque natural e pão de linguiça com queijo;
  • Estação dos Vegetais – Assador Vicente Gonçalves: Vegetais grelhados acompanhados de linguiça artesanal de suíno da Dono do Tempero;
  • Estação do Costelão de Gado – Assador Giovani Benetti: Costelão de gado assada por 12 horas servida com farofa artesanal da El Capitan;
  • Estação Assado de Tira – Assador Diego Fernando: Assado de tira de costela servido com farofa e chimichurri;
  • Estação do Hambúrguer de Porco – Assador Gilvan Bertinatti: Pão de feijão com arroz (burguer feijoada, blend suíno, couve, laranja, e creme de queijo);
  • Estação do Entrevero – Assador Daniel Bonho: Entrevero de carnes selecionadas com o melhor arroz da região de palmares do sul;
  • Estação do Sanbuda de Costela – Assadora Manuela Zang: Sanduba de carne de costela defumada com molho gorgonzola e geleia de cebola roxa com balsâmico e gengibre;
  • Estação do Pulled Pork – Gastronomia Unisinos – Professores Eduardo e Israel: Copa-lombo defumada, pão rústico e picles de cebola roxa;
  • Estação do Hambúrguer de Costela – Hamburgueria – Hambúrguer na Parrilla: Burguer de carne de costela com queijo cheddar;
  • Estação do Cordeiro – Assador Luciano López: Cordeiro patagônico com geleias de pimentões ou de cebola roxa com balsâmico e gengibre;
  • Estação da Sobremesa – Gastronomia Unisinos – Professoras Ágata e Angélica: Crepe brulée recheado com bananas e doce de leite;
  • As cervejas especiais serão oferecidas por Baita Bier, Rubebeer, Hunsrück Cervejaria, Comparsa Etílica Vale 4, Cervejaria Stier e Brew Up.

Serão seis horas de open food e open beer, com 14 estações comandadas por assadores e assadoras preparando carnes de gado, porco, ovelha, peixes e de animais exóticos. Todas harmonizadas com indicações de estilo de cerveja indicadas por mestres cervejeiros, somando 15 estilos da bebida. “Trata-se de uma grande celebração cultural e gastronômica, de resgates e também de inovação sobre preparação deste alimentos e das bebidas”, resume André Rotta, idealizador do evento. Ele ressalta ainda a importância desta edição em especial, uma vez que será a primeira vez que a Universidade abre seus espaços para um evento deste porte. “Haverá uma aproximação muito grande com a comunidade, o que é um dos objetivos da atual gestão. Será uma oportunidade para as pessoas que ainda não conhecem, ou conhecem pouco, este imenso parque de conhecimento e inovação, usufruírem deste local”, comenta.

O curso de Gastronomia da Unisinos também participará do festival com duas estações próprias, que serão manuseadas pelos professores e alunos. E como inovação faz parte do currículo, uma delas será a preparação doce, também na brasa, para experienciar novas propostas e sabores. “Sempre incentivamos a participação em eventos que contribuem para a formação dos alunos. Neste caso, eles vivenciarão um evento de grande porte e irão desenvolver outras competências que são importantes no mercado de trabalho. Isso só tem a contribuir para a formação dos alunos como um todo, seja técnica ou humana”, destaca Sarah Winck de Almeida, uma das coordenadoras do curso. Como exemplo, ela cita que os alunos também irão prestar suporte para os demais espaços, unindo assim teoria e prática e muito compartilhamento de experiências junto aos assadores e aos cervejeiros.

Exposição & arte

Além do cardápio variado, haverá exposição de produtos, impulsionando assim a economia criativa. Fabricantes de facas artesanais, de acessórios como aventais, luvas, temperos especiais, dentre outros, farão parceria com atrações musicais, área kids distribuídos no espaço de convivência. “Nosso objetivo é gerar experiências e sensações para os diversos públicos em um ambiente aberto, tornando possível também o convívio entre amigos e famílias”, assinala André Rotta.

Sobre o Churras & Lúpulo

O Churras & Lúpulo é uma grande celebração entre chefs, assadores e cervejeiros. Realizado em locais amplos e em contato com a natureza, também tem atrações como feira de produtos ligados ao tema e apresentações artísticas. O ingresso é open bar e open food, permitindo que o visitante prove porções dos pratos oferecidos, bem como os diversos estilos de cerveja disponíveis. Demais bebidas são comercializadas no local. O Churras & Lúpulo integra as atividades realizadas pela República das Cervejas, de São Leopoldo/RS.

Churras & Lúpulo – 3ª Edição

Patrocínio: Sicredi Pioneira

Data: 29 de outubro de 2022

Local: Universidade do Vale do Rio dos Sinos | Av. Unisinos, 950, São Leopoldo

Horário: 11h às 17h

Ingressos: R$ 160,00 (2º lote) | Crianças até 12 anos não pagam | Refrigerante e água comercializados separadamente

Ficou interessado em participar? Para adquirir os ingressos, clique aqui.