Antiga Sede da Unisinos é Centro de Vacinação Municipal

Universidade e prefeitura fizeram parceria para realização de vacinação contra a Covid-19

Crédito: Rodrigo W. Blum

Desde fevereiro, a Antiga Sede da Unisinos está funcionando como Centro de Vacinação em São Leopoldo. Em uma parceria entre a Universidade e a prefeitura, a Unisinos cedeu o espaço para a realização de vacinação contra a Covid-19. Essa parceria teve início ainda em 2020, quando a Universidade apoiou na testagem da doença.

O diretor da Unidade de Apoio de Operações e Serviços, Cristiano Richter destaca que a Unisinos apoia o plano nacional de operacionalização da vacinação no enfrentamento da pandemia. “As ações e iniciativas de apoio estão sendo coordenadas a partir do COE-E Unisinos. Já formalizamos este apoio ao plano a partir da disponibilização de nossa infraestrutura e serviços dos campi de São Leopoldo, incluindo o CCIAS, e no campus de Porto Alegre. Contamos ainda com uma ação coordenada com o Colégio Anchieta de apoio à vacinação em Porto Alegre. O engajamento da comunidade universitária será importante para o processo de transição na retomada gradual das atividades presenciais em nossos campi”, afirma.

As vacinas são aplicadas em duas salas da Antiga Sede. A entrada é pela Rua Praça Tiradentes, 35, no Centro de São Leopoldo. No local, além dos espaços para vacinação, também foram disponibilizados mais três ambientes para uso dos profissionais. A gerente de Gestão de Pessoas da Unisinos, Sandra Lissot, ressalta que é importante apoiar de diversas forma durante a pandemia. “Contribuir neste momento sensível com os recursos disponíveis que possam amenizar os impactos da pandemia na comunidade de São Leopoldo”, completa.

Além de ceder o espaço, a Unisinos atua no combate à Covid-19 em diferentes postos de saúde do município. “Estamos apoiando com equipamentos como respiradores para o Hospital Centenário e com a atuação da Escola de Saúde, em que professores e alunos trabalham na linha de frente diária das operações das instituições de saúde do Município. Os alunos estão apoiando na sua área de aprendizagem em frentes multidisciplinares, tais como fisioterapia, enfermagem, medicina, nutrição, entre outras”, explica Sandra.

As iniciativas da Unisinos visam apoiar e promover a conscientização sobre a importância do Plano de Vacinação no enfrentamento da pandemia. A Universidade segue atuando em prol da atenção e cuidado à saúde da comunidade no combate à Covid-19.