Unisinos conquista prêmios da Capes

Destaques recebidos pela universidade incluem melhor tese e menção honrosa

Crédito: Divulgação

Na última quinta-feira, 02 de outubro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese, edição 2014, para os melhores trabalhos de doutorado defendidos no ano de 2013. Entre os premiados, está o estudo desenvolvido pelo aluno Guilherme Gallegos Felippe, intitulado “A cosmologia construída de fora: a relação com o outro como forma de produção social entre os grupos chaquenhos no século 18”. A tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em História e contou com a orientação da professora Eliane Cristina Deckmann Fleck.

Para a docente, é um orgulho enorme receber esse prêmio. “É uma grande conquista, porque a Unisinos é a primeira universidade privada a receber esse título na área de história. É uma satisfação, um momento único na trajetória profissional de um pesquisador. Estou muito feliz pelo reconhecimento do trabalho realizado pelo estudante e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos”, declarou Eliane.

O autor do estudo descreveu o processo de produção da pesquisa, afirmando que não foi dramático escrever.“Ter minha tese escolhida para representar o Programa de Pós-Graduação de História da Unisinos, já foi uma grande conquista. É um reconhecimento pelos meus pares do meu trabalho”, comemorou. Guilherme contou ainda que quando recebeu a notícia do prêmio Capes foi uma alegria imensa. “Não conseguia parar de rir. Foi muito prazeroso escrever a tese, que além de história, trouxe questões da antropologia”.

Menção Honrosa

Além do prêmio Capes de Tese, a Unisinos recebeu, na mesma data, uma Menção Honrosa na área de Direito. O prêmio foi concedido ao trabalho “Hermenêutica e pretensão de correção: uma revisão crítica da aplicação do princípio da proporcionalidade pelo Supremo Tribunal Federal”, defendido pelo doutorando Fausto Santos de Morais sob a orientação do professor Lênio Luiz Streck. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 10 de dezembro de 2014, em Brasília.