Professor da Unisinos é o novo Chefe da Polícia Civil do RS

Fábio Motta Lopes assume o posto no lugar de Nadine Anflor

Crédito: Grégori Bertó/SSP

Na tarde da última terça-feira, 05/04, o professor da Escola de Direito da Unisinos, Fábio Motta Lopes, foi nomeado Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Ele assume a chefia da instituição no lugar de Nadine Anflor, que se desligou do cargo na última sexta-feira, 01/04. Para Fábio, chegar ao posto mais elevado da Polícia Civil no Estado é motivo de orgulho e uma grande responsabilidade, mas por já estar há 23 anos na instituição e ter passado por órgãos operacionais, administrativos e de gestão, incluindo a Subchefia nos últimos três anos, ele sente que é o momento ideal. “A experiência adquirida ao longo dos anos permitirá que, em conjunto com a equipe que nos assessora, tenhamos a maturidade suficiente para dar continuidade ao trabalho qualificado de repressão às infrações penais, principal atribuição da polícia judiciária. Além disso, contar com um quadro qualificado de policiais civis na organização (muitos, aliás, egressos da Unisinos) também é outro fator que nos tranquiliza neste novo desafio, em que o principal objetivo é contribuir para a constante redução dos indicadores de violência e criminalidade no Estado”, comenta.

Fábio é professor na Unisinos desde 2007 e atualmente ministra as disciplinas de Direito Penal e Direito Processual Penal. “As funções exercidas ao longo dos anos na Polícia Civil e, a partir de agora, no comando da instituição, certamente, contribuirão para o processo de aprendizagem em sala de aula, já que lecionamos disciplinas ligadas à área criminal”, frisa o professor, que ainda complementa. “As experiências vividas, na prática, no âmbito criminal e as estratégias estabelecidas pela instituição são fatores que poderão contribuir para a formação dos nossos alunos, fazendo com que os importantes aspectos teóricos dialoguem com os aspectos práticos.”

Crédito: Grégori Bertó/SSP

Para o decano da Escola de Direito da Unisinos, Miguel Tedesco Wedy, a nomeação de Fábio é importante para a sociedade gaúcha. “O professor tem uma visão moderna e eficiente de segurança pública, comprometida com o Estado Democrático de Direito. Trata-se de uma visão que já produz resultados práticos notáveis, como atestam os dados atuais do nosso estado nesse setor, com queda dos índices de criminalidade”, destaca. Miguel ainda enfatiza a importância desse momento para a Escola de Direito. “A nomeação é muito relevante para a Escola, pois demonstra como é importante termos professores líderes e reconhecidos no mercado, nas suas esferas de atuação. Por certo que será uma fonte de inspiração para os nossos alunos”, finaliza.

Além de Fábio, a Unisinos conta também com mais uma docente em cargo de destaque na Polícia Civil. A professora Elisangela Melo Reghelin é a atual diretora geral da Academia de Polícia Civil do RS (Acadepol).