Alunos percorrem os Caminhos da Reciclagem

Estudantes de jornalismo fazem visitas técnicas para produção de pautas ambientais

Foto: Rafael Casagrande

Um grupo de estudantes de jornalismo, da Unisinos, conheceu o Projeto Caminhos da Reciclagem, Um Novo Olhar Sobre o Plástico – uma iniciativa da Braskem, do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS) e Mãos Verdes Cooperativa dos Trabalhadores e Gestores Socioambientais. A visita, entre as cidades de Triunfo e Dois Irmãos, aconteceu durante todo o dia de ontem, e também contou com representantes da PUCRS e UniRitter.

Triunfo: tecnologia e natureza

Pela manhã, os alunos conheceram o Polo Petroquímico de Triunfo, e foram recepcionados por Daniel Fleischer, responsável pelas relações institucionais da Braskem, na Estação Ambiental. Lá, eles acompanharam uma palestra com o próprio Daniel e Jaqueline Virti, coordenadora da cooperativa Mãos Verdes, em que explicaram a importância do plástico no cotidiano das pessoas e a forma de como é produzido na empresa, e contaram, brevemente, a história da Braskem e do polo.

Logo, todos seguiram para a Unidade Produtiva, em que, dentro de um ônibus, percorreram pela planta industrial. Assim, puderam ver de perto as máquinas que produzem polietileno, polipropileno, PVC, químicos e petroquímicos, além do biopolímeros, em que a Braskem é líder mundial de produção. Na sequência, a visita foi ao Centro de Tecnologia e Inovação, e teve o acompanhamento da química Adriana Tedesco, que mostrou os laboratórios e locais de produção.

Foto: Rafael Casagrande

Dois Irmãos: reciclagem e novas ideias

À tarde, os estudantes partiram em viagem ao Vale dos Sinos, onde conheceram a Associação dos Recicladores de Dois Irmãos. A cooperativa de reciclagem recebe a coleta seletiva do município e faz os processos, como a triagem e a lavagem dos materiais, até serem prensados para depois venderem e garantirem a sua renda salarial.

E, ao final, o último lugar de visitação foi a empresa Plásticos Suzuki, que produz tábuas de madeiras, a partir do plástico reciclado, gerando assim, várias opções de móveis de decoração e urbanos. O resultado adquirido pelos alunos foi saber que a presença do plástico é importante na vida das pessoas, e sua reciclagem garante benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Essas visitas foram idealizadas pelo Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, que tem como objetivo, o incentivo a produção de matérias com temas de sustentabilidade. Uma categoria especial para universitários do Rio Grande do Sul dará uma premiação de mil reais, podendo o estudante inscrever até três trabalhos, que devem estar veiculados em uma mídia oficial da universidade e ter uma autorização de um professor. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto.

Caminhos da Reciclagem