Alunos do Ensino Fundamental de São Leopoldo têm aulas de matemática na Unisinos

Atividade faz parte do Programa de Iniciação Científica (PIC) São Leopoldo 2023

Crédito: Divulgação

Com o intuito de aperfeiçoar o ensino e a aprendizagem de matemática, o curso de Licenciatura em Matemática da Unisinos desenvolveu o Programa de Iniciação Científica (PIC) São Leopoldo 2023 em articulação com escolas municipais da cidade. O projeto visa explorar e resolver problemas matemáticos de forma lúdica e estratégica.

O PIC atende alunos do ensino fundamental e os incentiva a conhecer uma matemática diferente, conforme aquela aplicada em olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As aulas acontecem de forma quinzenal, em 14 encontros, no campus São Leopoldo da Unisinos.

Crédito: Divulgação

Quem ministra as aulas são dois estudantes da graduação em Matemática, Caroline Knob e Weslei Huppes. Para eles, lecionar no PIC está sendo muito importante porque é uma oportunidade de estar em contato com alunos que querem aprender matemática e por entenderem como uma aula da disciplina deve ser realizada. “Estar em uma sala de aula ensinando matemática para esses alunos é uma aprendizagem muito enriquecedora para minha formação em Licenciatura em Matemática. Eu tenho a chance de poder pôr em prática o que eu aprendo na minha graduação sobre como ministrar as aulas e me relacionar com os alunos”, destaca Caroline.

Weslei também comenta que a atividade está sendo essencial para a carreira. “Dar aula no PIC foi o que me fez perceber que tinha feito a escolha certa, pois esses alunos já estão acostumados com essa matemática mais olímpica do que escolar, então me sinto desafiado toda vez que entro em sala de aula. É incrível a sensação de apresentar um problema e ver três, quatro ou cinco soluções diferentes, cada qual com a assinatura de cada um dos meus alunos, os seus próprios meios de argumentar, calcular e imaginar”, revela.

Crédito: Divulgação

O coordenador da graduação em Matemática e do PIC, Rogério Steffenon, ressalta o quanto essa atividade é enriquecedora tanto aos estudantes da graduação quanto os alunos do ensino fundamental. “É uma belíssima experiência para o licenciando, pois os conhecimentos abordados envolvem a parte lúdica e de raciocínio lógico da matemática. Além disso, os alunos do ensino básico que comparecem nos encontros gostam de matemática e tem bastante facilidade”, garante.

Vestibular 2023/2

O próximo Vestibular da Unisinos acontecerá no dia 24/06 e as inscrições já estão abertas. Para realizá-las e conferir mais informações, acesse unisinos.br/graduacao.