Atividade física, saúde e bem-estar

Saiba como enfrentar a quarentena e manter uma rotina saudável

Crédito: Getty Images

“A palavra rotina é a chave da questão”, afirma o professor do curso de Educação Física da Escola de Saúde da Unisinos José Anchieta. Segundo ele, para garantirmos o nosso bem-estar nesse período de quarentena, o mais importante é criarmos uma estratégia para mantermos certa regularidade e a rotina do dia a dia. “Escolha uma hora do dia, que seja mais conveniente, e procure manter a atividade física, com hora de início e fim, três vezes por semana, por um período de 40 minutos a uma hora”, aconselha Anchieta.

De acordo com o professor, esse momento de atividade física deve iniciar com alongamentos e aquecimentos leves, seguidos de exercício aeróbico, de 20 a 30 minutos, e exercícios localizados de força, como agachamentos e abdominais. “Existem vários vídeos na internet com diversos exemplos de exercícios que podem ser realizados usando as acomodações e os móveis de uma casa”, afirma.

Anchieta destaca ainda a importância de se alongar depois das atividades. “É importante alongar primeiro os músculos mais utilizados na segunda parte da aula, depois alguns clássicos para musculatura posterior do corpo”, enfatiza.

Atenção aos alongamentos

Mesmo nos dias em que não fizer exercícios físicos, os alongamentos são essenciais para o seu bem-estar. “Sessões de alongamentos são muito úteis e devem exigir das diversas partes do corpo. Para quem fica muito tempo sentado, são importantes os movimentos que alongam a musculatura posterior do corpo”, destaca Anchieta.

Crédito: Getty Images

Segundo o professor, o ideal é intercalar os dias da semana, com treinamento mais de força em um dia, e sessões só de alongamento no outro. “O alongamento traz muitos benefícios, pois aumenta a amplitude dos movimentos, auxilia no equilíbrio geral e ajuda na coordenação”, reforça.

Cuidados com a alimentação

Além da atenção às atividades físicas, para garantir a manutenção da nossa saúde precisamos ter cuidados especiais com a nossa alimentação. “Uma boa hidratação é um fator determinante no equilíbrio do metabolismo do corpo humano. Beber água antes, durante e depois dos exercícios só nos traz vantagens”, afirma o professor.

Anchieta diz que é importante ter uma alimentação equilibrada e não abusar do açúcar. “Procure atender às necessidades do corpo com todos os grupos de alimentos da pirâmide alimentar, lembrando que o açúcar em excesso não é aconselhado”, observa.

Outro cuidado importante, de acordo com o professor, é evitar exageros. “Nesse período em que estaremos mais dentro de casa, devemos estar atentos à quantidade de comida durante as refeições e cuidar também para não ficar ingerindo alimentos fora de hora”, aconselha.