Alunos de Jornalismo participam do show de Luiz Melodia

Estudantes fizeram cobertura do evento no Salão de Atos da UFRGS

Com o objetivo de proporcionar uma experiência real de cobertura jornalística para os estudantes, as turmas de Jornalismo Impresso I e II e Fotojornalismo, do curso de Jornalismo da Unisinos Porto Alegre, fizeram a cobertura do show de Luiz Melodia. O espetáculo ocorreu no Salão de Atos da UFRGS, na noite de quinta-feira (03).

“Eu achei sensacional a experiência de cobrir um evento desse porte. Vivenciar em campo a questão da entrevista e observar o ambiente é demais. Gosto quando os professores se preocupam em propor coisas diferentes, para sair do comum”, conta Renata Simmi, aluna de Jornalismo Impresso I.

Os alunos de Fotojornalismo puderam circular livremente pelo Salão de Atos e fizeram grandes registros ao longo da apresentação de Luiz Melodia. Para Cora Zordam, aluna da disciplina, a experiência serviu para abrir novos horizontes e dar uma ideia de como funciona o fotojornalismo com foco na cultura.

“Esse tipo de saída de campo é importante, porque muita gente não tem contato com MPB. Ir ao show para apreciar boa música e conhecer um artista de perto é muito interessante. Algumas fotos minhas ficaram boas, outras nem tanto. Nunca tirei fotos dessa forma e estava com medo de atrapalhar as pessoas. No final, deu tudo certo”, conta a estudante do 2º semestre.

O professor Everton Cardoso destaca que a proposta era seguir um cronograma real de redação, o que foi atendido pelos alunos que estiveram no show. “Os estudantes fizeram entrevistas antes e depois do espetáculo, que terminou tarde, e tiveram até às 9h de hoje para enviar as matérias. Eu editei os textos para que as informações mais importantes apresentadas por cada aluno entrassem no site Unicos.cc. Além do que está no site, cada um fez um material independente. A saída rendeu muito”, explica o professor.

Cardoso ressalta ainda que ter a oportunidade de cobrir um evento tão grande, com a participação de um artista reconhecido internacionalmente, gera visibilidade para os alunos, principalmente na internet. Os discentes puderam pôr em prática o que é visto em aula, além de apreciar um grande nome da música brasileira.

“De modo geral, o evento instiga o público para uma reflexão sobre o tema deste ano, a irreverência. Estudar fora da sala de aula e acompanhar o show do Luiz Melodia, por mais simples que pareça ser, já é um tanto irreverente. É didático, atrativo e nos coloca na prática do jornalismo, sendo uma aula em forma de música”, disse a aluna Gabriela Gonçalves, que cursa a disciplina de Jornalismo Impresso II.

As disciplinas que participaram do evento são ministradas pelos professores Everton Cardoso, Anelise Zanoni e Flávio Dutra.

No dia anterior ao show, o artista concedeu uma entrevista coletiva aos alunos da disciplina Comunicação e Arte. Todos os estudantes tiveram seus textos e fotos publicados do Portal Unicos.

O Show de Luiz Melodia faz parte da série Irreverentes, do projeto Unimúsica, promovido pela UFRGS. O Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal. Ainda este ano, participam do projeto os músicos Carlos Careqa, no dia 22 de outubro, e Tom Zé, no dia 5 de novembro.

Confira a produção dos alunos de Jornalismo da Unisinos Porto Alegre no site.