Alunos da Unisinos realizam o Dia de Ação da Assistência Farmacêutica

Os estudantes da graduação em Farmácia participaram de atividade prática que atende a comunidade de São Leopoldo

Crédito: Arquivo Pessoal

No dia 05/05 é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, uma data criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação. Pensando nisso, alunos da graduação em Farmácia, promoveram nessa segunda-feira, 02/05, o Dia de Ação da Assistência Farmacêutica, na Farmácia Municipal de São Leopoldo.

Essa ação, segundo a professora Letícia Lenz Sfair, é muito importante aos alunos, uma vez que eles terão contato com a comunidade e poderão exercer na prática a assistência farmacêutica. “A atividade acadêmica de Seminário II – Educação em Saúde, possui caráter extensionista e a ideia é justamente proporcionar aos alunos esse contato com a comunidade em geral. Os pacientes terão atendimento individualizado e será feita aferição da pressão e medida da glicemia”, explica.

Crédito: Arquivo Pessoal

A atividade auxilia na demanda da Farmácia Municipal, conseguindo dessa forma oferecer um melhor serviço de assistência ao paciente. “Em função da alta demanda na Farmácia, muitas vezes esse tipo de assistência acaba ficando prejudicada, e, com este tipo de ação, o curso consegue oferecer esse suporte através dos alunos”, destaca a professora.

A aluna Clarisse da Silva esteve presente na ação e destaca que a atividade prática é muito importante e enriquecedora para a formação e a carreira dos estudantes. “Entendo que a missão do profissional farmacêutico é dar atenção e ter um cuidado integral ao paciente, ele é o centro das nossas atividades. Poder participar dessas práticas é muito gratificante e fortalece ainda mais a certeza de que essa é a minha missão na vida”, diz. Para ela, é recompensador estar em contato com o público e participar da prevenção e recuperação da saúde da comunidade.  “Estar envolvida nestes eventos é maravilhoso, pois o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos pacientes é o propósito de toda ação promovida pela Escola de Saúde da Unisinos”, complementa.

Crédito: Arquivo Pessoal

Além do atendimento individualizado, da aferição da pressão e da medida da glicemia, os alunos também distribuíram um informativo, elaborado por eles em aula, sobre a dengue com orientações gerais e cuidados em relação à doença, principalmente no uso da automedicação. A ação foi a primeira realizada pela turma, que tem prevista outras duas nos próximos dias 16/05 e 30/05.