Alunos desenvolvem informativo sobre a dengue

O resultado faz parte de uma atividade do curso de Farmácia em parceria com a Farmácia Municipal de São Leopoldo.

Crédito: Getty Images

Os alunos da graduação em Farmácia desenvolveram um informativo sobre a dengue, os sintomas e o que fazer em caso suspeito da doença. O material foi criado durante a disciplina Seminário II – Educação em Saúde, sob supervisão da professora Letícia Lenz Sfair, em parceria com a Farmácia Municipal de São Leopoldo. “A divulgação dessas informações tem por objetivo orientar e conscientizar a população quanto aos cuidados com a doença e a responsabilidade no consumo de medicamentos”, destaca a professora.

A coordenadora do curso, Ana Rita Breier, explica que a dengue é um sério problema de saúde pública e está apresentando grande crescimento, principalmente na região do Vale do Sinos e o controle e combate da doença passa por uma construção coletiva, onde a população precisa ser informada e conscientizada por profissionais de saúde devidamente habilitados. “O farmacêutico tem papel fundamental na orientação da população sobre as formas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença aedes aegypti. Além disso, é responsabilidade do farmacêutico orientar sobre os sintomas da doença e os perigos da automedicação”, enfatiza.

As professoras ainda destacam que medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS), como a aspirina, ou ainda anti-inflamatórios não esteroidais, como o ibuprofeno, não podem ser utilizados por pacientes com dengue, pois eles podem aumentar o risco de hemorragia.

O informativo será entregue à comunidade pelos alunos do curso em uma ação de assistência farmacêutica que será feita na próxima semana. Para você conferir o material e ter conhecimento sobre os sintomas e como se prevenir, clique aqui.