Pe. Pedro Ignácio Schmitz: 75 anos de Vida Religiosa na Companhia de Jesus

Crédito: Divulgação

No sábado, 25/2, o reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, SJ, participou da Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 75 anos de Vida Religiosa do Pe. Pedro Ignácio Schmitz, SJ. Atualmente com 93 anos de idade, Pe. Schmitz entrou na Companhia de Jesus em 28 de  fevereiro de 1948. Sua trajetória e pesquisa o projetou como referência em arqueologia no Brasil, já atuando em São Leopoldo no início daquilo que seria a futura Universidade do Vale do Rio dos Sinos. A Celebração Eucarística, ocorrida na Capela da Comunidade Conceição (Residência dos Jesuítas), foi presidida pelo Pe. Schmitz e concelebrada pelo Superior Pe. Antônio Tabosa Gomes, SJ, e pelo reitor da Unisinos. A missa contou com a presença do Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, familiares e jesuítas que atuam na cidade de São Leopoldo.

Crédito: Divulgação

Pe. Pedro Inácio é graduado em Filosofia, Teologia e Geografia, livre-docente em Antropologia, doutor em Geografia e História e pós-doutor no Smithsonian Institution (EUA). Iniciou suas atividades docentes como professor no Colégio Anchieta. Foi diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo (1967 a 1969), que deu origem à Unisinos. Integrou a Comissão Pró-Unisinos no mesmo período. Na Universidade, exerceu a função de professor titular e pesquisador na área de Arqueologia, diretor do Instituto Anchietano de Pesquisas – IAP, sendo posteriormente coordenador da Arqueologia, editor da Revista Pesquisas/IAP e diretor da Área de Educação e Humanismo.

Esteve ainda à frente da fundação de instituições como o IAP e a Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB. Realizou pesquisas nos Estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e no Pantanal do Mato Grosso do Sul estudando as antigas culturas indígenas do Brasil.

A importância de Pe. Pedro Ignácio para a Arqueologia brasileira é inquestionável, sendo um dos pioneiros nas pesquisas e na formação de recursos humanos nas áreas da Arqueologia e Antropologia, o que lhe rendeu diversas premiações e honrarias: título de Doutor Honoris Causa, pela PUC-GO; Cidadão Honorário de Serranópolis (GO); Pesquisador Sênior (CNPq); Prêmio “Dr. Rodrigo Mello Franco de Andrade”, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; Medalha da Sociedade de Antropologia Brasileira (ABA); Medalha da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS); medalha de Santo Inácio de Loyola, pela Unisinos.