Aluno do GIL e professores do curso e do PPGA recebem prêmio por melhor artigo aplicado

Crédito: Divulgação

O aluno da graduação em Gestão para Inovação e Liderança – GIL, Henrique Scholz Júnior e os professores Bruno Bittencourt e Kadigia Faccin receberam o Prêmio de Melhor Artigo Aplicado no SemeAd 2021 – XXIV Seminários em Administração. O evento, que aconteceu no mês de novembro, contribui para o fortalecimento na produção e difusão do conhecimento científico voltado à comunidade acadêmica e profissional da área.

Com o título INNOVATION COMPETENCES DEVELOPMENT CYCLE: the proposition of a tool for innovation competences development in a corporate environment, a pesquisa, oriunda de um trabalho de conclusão, tem foco no desenvolvimento de competências de inovação em colaboradores de empresas brasileiras. “Criei uma ferramenta através da metodologia da Design Science Research (DSR), a qual se concentra em entregar uma solução, ao invés de uma explicação, para um problema: o Ciclo de Desenvolvimento de Competências de Inovação (CDCI’s). Ela pode ser aplicada pelo setor de recursos humanos em empresas privadas, alavancando a capacidade de inovação dos colaboradores”, explica Henrique.

O estudante conta que precisava encontrar alguma forma de fazer com que a inovação estivesse mais presente no empreendimento da família “Me dei conta de que antes de inserir a inovação nos processos e nos resultados da empresa, eu precisava trabalhar ela como mindset e, por conta disso, decidi estudar uma forma de alavancar a capacidade inovadora dos colaboradores, cirando assim o CDCI’s”, fala.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Arquivo Pessoal / Divulgação

Para Bruno, que também é coordenador do GIL, o prêmio representa o potencial do impacto de pesquisa realizado nos trabalhos de conclusão. “Ao longo do GIL, os alunos são estimulados a desenvolver competências de pesquisa e, ter um reconhecimento nacional como esse, nos mostra que estamos no caminho certo”, comenta. Além do prêmio, o artigo recebeu indicação de fast-track para a revista Technovation: The International Journal of Technological Innovation, Entrepreneurship and Technology Management (A1).

Ainda no seminário, outro estudante da Unisinos foi contemplado. Cristian Rogério Foguesatto, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração recebeu uma Bolsa SemeAd PQ Jr., com o trabalho Entendendo o impacto socioeconômico do Programa Nacional de Alimentação Escolar para as mulheres rurais, na categoria Políticas Públicas / Inclusão Social.