Como se prevenir de um ataque hacker

Tema foi debatido durante a aula inaugural 2022/2 dos cursos de Tecnologia de Informação da Unisinos

Crédito: Eugênio Cappelari

As maiores preocupações dos usuários e empresas da internet, atualmente, são os ataques hackers. Essas investidas criminosas podem causar prejuízos financeiros, danificar sistemas, interceptar dados ou simplesmente irritar o usuário, afetando tanto computadores e celulares, como até redes inteiras. Chamados de malware e popularmente conhecidos como vírus de computadores, os ransomwares são um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia e exigindo pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário.

A infecção ocorre de diversas formas, embora as mais comuns sejam através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link, assim explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.

Com intuito de facilitar a visualização da quantidade de ataques cibernéticos que acontecem mundialmente todos os dias, foram criados mapas virtuais para acompanhar as ameaças em tempo real. Um deles é da empresa de cibersegurança Check Point, que pode ser acessado clicando aqui. Já outra opção é da empresa FireEye, acesse aqui.

Visando combater esses ataques, foi desenvolvida a cibersegurança, que é a prática de proteger ativos de informação tais como sistemas, computadores e servidores contra ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos. Ela é uma parte importante da segurança da informação que visa à proteção digital dos dados. O termo cibersegurança remonta do período da Guerra Fria, nos anos 1970, onde a Força Aérea dos EUA executou os protocolos de segurança para o sistema operacional Honeywell Multics.

O gerente sênior em cibersegurança da empresa EY, Bruno Dutra, durante sua palestra na aula inaugural 2022/2 dos cursos de TI da Unisinos, conta que o número de ataques aumentou na pandemia, principalmente pela falta de uma rede segura e privada para se conectar no ambiente doméstico. “Não tem como sair ileso de um ataque hacker se não estiver preparado”, garante. Ele também afirma que para as empresas é necessário estar protegido previamente, pois, quando o ransomware é descoberto, significa que o hacker já está há meses no sistema. Bruno explica como o empresário deve agir para evitar perdas. “É necessário pensar o que é mais importante dentro do negócio, o que eu preciso proteger e como eu vou fazer isso.”

A importância do estudo da cibersegurança

“Quero aperfeiçoar cada vez mais minha trajetória técnica e minhas soft skills. Então conhecer as novas tecnologias que são requeridas no mercado é muito importante. A palestra sobre cibersegurança me ajuda a estar mais preparada para o mercado de trabalho”, concluiu a estudante do segundo semestre de Ciência da Computação, Isadora Weber, sobre a importância dos conhecimentos em cibersegurança para seu futuro profissional.

Para a coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unisinos, Rosemary Francisco, é muito importante que os estudantes tenham contato com o tema pois a tecnologia esta cada vez mais presente em todas as organizações pelo mundo. “Com tudo interligado, fica muito mais fácil de se ter invasões e golpes nas redes. O número de ataques subiu tanto nos últimos anos que faltam profissionais no mercado para lidar com isso”, analisa. A Unisinos tem cursos específicos nessa área, um de graduação, chamado Segurança da Informação, e um de especialização Lato Senso, chamado Gestão de Segurança Cibernética.

Vestibular

O próximo Vestibular da Unisinos acontecerá no dia 26/11 e as inscrições abrem em breve. Para mais informações e conferir os cursos de graduação, acesse unisinos.br/graduacao.