Acervo Família Estrella Faria

Mais de sete mil exemplares foram doados à biblioteca da Unisinos pela família de advogados

Foto: Rodrigo W. Blum

“Para que serve o conhecimento se não o passarmos adiante?” Com este questionamento, os filhos e demais familiares de Guiomar Estrella Faria cumpriram o manifesto declarado por sua mãe antes de sua partida: que seus livros, de seu pai e marido fossem passados adiante.

Na última segunda-feira, 14 de novembro, mais de três séculos de história em obras literárias foram doadas à biblioteca da Unisinos. Cerca de 7,2 mil livros fazem parte do Acervo da Família Estrella Faria, composta pelas bibliotecas particulares de Hernani Estrella, Werter Rotunno Faria e Guiomar Estrella Faria.

A visita da família e amigos ao acervo, no campus São Leopoldo, foi marcada por lembranças saudosistas dos três reconhecidos advogados que colecionaram obras ao longo de 80 anos, com o objetivo de qualificar a prática de lecionar. Após o encontro no Centro Comunitário, todos migraram para o auditório Pe. Bruno Hammes, onde foi realizado o ato oficial de entrega. O filho Paulo Francisco Estrella Faria foi o responsável pela assinatura de doação.

Foto: Rodrigo W. Blum

Grande parte dos livros concedidos são de origem estrangeira. Os títulos passam pelo francês, espanhol, italiano e um pouco de inglês. As obras permeiam toda área jurídica, mas há amplo material sobre direito privado, comercial e ambiental. Elas estão disponibilizadas no 6º andar da biblioteca.

Para Tomás Grings Machado, coordenador do curso de Direito, a importância de um acervo desta natureza para a Unisinos é enorme porque são muitas obras e títulos raros. Segundo ele, a qualidade, amplitude de temas e línguas do acervo somam para a Universidade como instituição e para a Escola de Direito, o que é sempre muito gratificante.

“É uma coleção de livros, um acervo que foi construído não por uma geração, mas por três gerações de professores, advogados, pessoas preocupadas com o direito comercial, com o caráter internacional do direito comercial, o que torna essa biblioteca um acervo único”, comenta Grings.

Encontro de família na Unisinos

Para crianças que cresceram numa família de três reconhecidos advogados, a intimidade com os livros foi adquirida desde muito cedo. As dicas do avô, mãe ou pai eram sempre espelhadas em exemplares que foram comprados para auxiliar na preparação de aulas. “Crescemos em cima das estantes”, brinca Maria Luiza Estrella Faria

Foto: Rodrigo W. Blum

José Ângelo Estrella Faria explica que cada filho tinha uma biblioteca em sua casa. Assim, os pais, Werter e Guiomar, distribuíam livros para a família, fazendo com que todos adquirissem o mesmo gosto pela leitura. Hoje, de alguma forma, todos os filhos militam pela educação.

A escolha da biblioteca da Unisinos como guardiã deste acervo foi unânime entre todos os filhos. “Todos nós fomos alunos de padres Anchietanos. É um motivo de orgulho trazer as obras da família para uma instituição muito bem mantida. Também era um desejo expresso de nossa mãe”, comenta José Ângelo.

Foto: Rodrigo W. Blum

Um tesouro para os estudantes

No ano em que o curso de Direito da Unisinos completou 50 anos, quem continua ganhando são os estudantes. O acervo da família Estrella Faria conta com obras desde 1750, que estão disponíveis para o acesso dos universitários. Werter Rotunno Faria também foi um dos professores fundadores da faculdade de Direito da Universidade.

Para o coordenador Tomás, foi uma coincidência muito feliz a doação estar acontecendo nesse momento dos 50 anos do curso. “Ter a oportunidade de um mês e um dia depois de estar recebendo a família Estrella Faria, em que um dos membros foi um dos fundadores do curso, é um momento de alegria muito grande para nós da comunidade acadêmica”, reitera.

Foto: Rodrigo W. Blum

José Ângelo Estrella Faria, filho de Guiomar e Werter, diz que o acervo é de um valor significativo para os alunos. “Não tenham medo de buscar estas obras”, comenta.

O coordenador completa que para a pesquisa, certamente o acervo bibliográfico não é para todo o dia, mas sim, para pensar em uma obra deste conjunto e complementar um semestre de aula.

“Para todo estudante de direito que gosta de ler as notas de rodapé e ver aqueles autores que servem de fontes para aqueles que a gente lê, ter a oportunidade de acessar o original é certamente muito instigante”, finaliza Grings.

Conheça a família Estrella Faria

Acervo Família Estrella Faria

Hernani Estrella nasceu na cidade de São Paulo, em 15 de fevereiro de 1896. Advogou inicialmente em São Paulo, transferindo-se para Porto Alegre em 1918, onde passou a exercer a advocacia empresarial ininterruptamente até 1984.

Foi nomeado professor catedrático de direito comercial da Faculdade de Direito da Universidade do Rio Grande do Sul, em 19 de junho de 1946, onde lecionou até aposentar-se compulsoriamente em 15 de fevereiro de 1966. Foi membro do Conselho Universitário da UFRGS e do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como membro fundador e Presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS).

Hernani Estrella faleceu em Porto Alegre em 21 de junho de 1991.

Acervo Família Estrella Faria

Werter Rotunno Faria, nasceu em 23 de outubro de 1927, em Santa Vitória do Palmar (RS). Passou a infância e juventude na propriedade rural dos pais, Lourival Dutra de Faria e Othília Rotunno Faria, em Dom Pedrito (RS). Durante os estudos conheceu Guiomar Estrella, com quem viria a casar-se em 30 de setembro de 1953.

Foi professor de direito comercial na faculdade de Direito da PUCRS, de 1955 a 1976. De 1961 a 1963 foi professor da faculdade de Ciências Econômicas Cristo Rei, uma das entidades predecessoras da Unisinos, em cuja faculdade de Direito foi professor fundador. Foi efetivado como professor titular da UFRGS em 1965.

Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e presidente do Conselho Administrativo da Defesa Econômica (CADE), por nomeação do Presidente José Sarney, de 3 de julho de 1986 até 15 de março de 1990.

Werter Rotunno Faria faleceu em Porto Alegre em 22 de janeiro de 2005.

Acervo Família Estrella Faria

Guiomar Estrella Faria, nasceu em 20 de abril de 1930, em Porto Alegre (RS), filha de Hernani Estrella e Maria de Lourdes Vieira da Cunha Estrella. Dedicou-se nos 20 anos seguintes principalmente à vida familiar e à educação de seus cinco filhos, embora auxiliasse o marido na redação e revisão de peças processuais e trabalhos científicos e oferecesse periodicamente aulas particulares de latim.

Foi professora assistente na PUCRS, de agosto de 1978 a março de 1985. Em agosto de 1981 foi contratada como professora do Curso de Preparação à Magistratura da Associação dos Juízes do estado do Rio Grande do Sul (AJURIS), cargo que exerceu até maio de 1998.

Foi a primeira mulher a chefiar, de maio de 1993 a maio de 1997, o Departamento de Direito Privado e Processo Civil da UFRGS. Foi igualmente Chefe da Comissão de Extensão da Faculdade de Direito da UFRGS, de janeiro de 1997 a maio de 2000 e Membro da Câmara de Extensão da UFRGS de maio de 1988 até aposentar-se compulsoriamente em maio de 2000.

Guiomar Estrella Faria faleceu em Porto Alegre em 3 de setembro de 2015.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar