A nova geografia cultural das identidades

Palestra com pesquisador da Universidade do Texas, Joseph Straubhaar, acontece na próxima quinta-feira, 20 de agosto

O curso de Especialização em TV e Convergência Digital, promove palestra com o professor Joseph Straubhaar, da Universidade do Texas, na próxima quinta-feira, 20 de agosto, às 17h, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, no Campus São Leopoldo. A atividade, de título “A nova geografia cultural das identidades” conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Processocom. É aberta ao público e gratuita.

Straubhaar oferecerá um panorama sobre as pesquisas que coordenou na Universidade do Texas, a partir dos resultados do artigo homônimo que publicou recentemente na Revista Matrizes. O tema explora a sedimentação de múltiplas camadas de uso das mídias e identidades como elementos-chave da globalização geográfica cultural em transição. O pesquisador examina a relação entre processos de hibridização de identidade e cultura no decorrer do tempo e a sedimentação ou acúmulo. O professor também fala da manutenção e defesa de identidades com múltiplos níveis. Straubhaar desenvolve pesquisa sobre a construção de identidades na América Latina, especialmente na telenovela, e a interface da cultura digital, convergência e redes sociais.