A necessidade do resgate do bem cuidar diante dos desafios da atualidade

Segunda edição do TEDxUnisinosSalon abordou o tema sob a ótica de profissionais que se apoiam na educação, tecnologia e atitudes inovadoras

Crédito: Janaina Costa

Neste sábado, 1º, aconteceu a segunda edição do TEDxUnisinosSalon de 2017, mostrando que, além da alimentação balanceada e exercícios físicos, o conhecimento também faz muito bem à saúde. O evento contou com a participação de quatro speakers, que partilharam suas experiências na área da Saúde, sob o tema O resgate do bem cuidar. “O tema é desafiador. Inúmeras vezes, o cuidado é esquecido ou deixado de lado. As pessoas precisam mais do que ser diagnosticadas e tratadas, precisam que o atendimento seja humanizado”, destacou a organizadora licenciada do TEDxUnisinosSalon, Gabriela Gonçalves.

Crédito: Janaina Costa

O grupo composto por Leandro Totti Cavazzola, Flávio Milman Shansis, Lucia Campos Pellanda e Maria Amélia Mano foi o responsável por provocar a reflexão e discussão acerca do assunto aos 120 professores, acadêmicos, médicos e outros profissionais da Saúde convidados para esta edição do evento. A médica, professora da Unisinos e colaboradora do programa de residência em Medicina de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Ana Claudia Tonelli, hostess do TEDxUnisinosSalon, abriu a rodada de talks falando sobre a conexão humana, tão importante na atualidade. “Estamos vivendo em tempos de aceleração. As pessoas perderam o contato entre si, estão se encontrando menos e reduzindo o tempo de interação. O resgate do cuidado tem a ver com isso, com ressignificar a Medicina em meio ao imediatismo que assola todas as áreas, profissionais e até pacientes”, iniciou.

De acordo com a médica Maria Amélia Mano, a sensibilidade é uma característica fundamental para exercer a Medicina. Entre todas as possibilidades que a área oferece, ela optou em trilhar sua profissão com o viés social. O primeiro talk na manhã foi inspirador para quem busca ser e fazer mais para cuidar do paciente como um todo. “O meu ofício enquanto médica de família é muito mais na escuta que fala, num ambiente muito mais íntimo, o que é muito revolucionário, considerando a dinâmica corrida da atualidade. As revoluções são necessárias, não de conquista de poder, mas dos pequenos espaços e atitudes”, disse. Ana Amélia, atua no projeto Memórias da Vila Dique, agora chamado de Minha Nova Rua, que acontece na Unidade Básica de Saúde Santíssima Trindade, pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O objetivo é empoderar os ex-moradores do bairro porto-alegrense, que foram reassentados no conjunto habitacional Porto Novo, por meio de atividades de fotografia, conversas, troca de experiências e memórias, entre outras. “A saúde não tem a ver somente com a ausência de doença, mas com moradia digna, educação, infraestrutura, qualidade de vida”, frisou.

O que é necessário para cuidar de uma pessoa? A médica especialista em Pediatria, doutora em Cardiologia pela Fundação Universitária de Cardiologia e reitora da Universidade Federal da Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Campos Pellanda, compartilhou os conhecimentos somados nos mais de 25 anos de carreira. Ela ressaltou que a empatia e a soma de esforços são duas palavras-chave que podem facilitar esse processo de aprendizagem tanto para o aluno, quanto para o professor, que precisa atualizar constantemente seus conhecimentos. “Como é importante para o professor entender que aprendizado é momento desconforto! Da mesma forma, ninguém aprende a ficar doente, por isso, para tratar e atender pacientes, é essencial que o profissional acolha e entenda esse desconforto. Ser professora foi o melhor cuidado que eu poderia oferecer”, declarou.

Crédito: Janaina Costa

O psiquiatra Flávio Milman Shansis é um comunicador nato, que encontrou na psiquiatria o caminho mais humano na Medicina, sua segunda e grande paixão, para tratar seus pacientes. Ele também é pesquisador, e dedica grande parte do seu tempo no estudo de ferramentas para qualificar o tratamento de pessoas que sofrem de doenças mentais. A sequência do TEDxUnisinosSalon abordou os desafios de quem imerge no estudo sobre depressão e bipolaridade ligadas ao uso das redes sociais. De acordo com o psiquiatra, os tempos mudam e a forma de confrontar os problemas também. A Literatura específica ainda é controversa sobre a associação do tempo de acesso às redes sociais e saúde mental, mas existem hipóteses que podem nortear a relação: a depressão, autoestima e dependência. Neste sentido, a educação se revela como uma importante ferramenta para o bem cuidar e a sua recomendação foi o diálogo próximo e aberto entre os nativos e os imigrantes digitais (aqueles que já nasceram na era das redes e os que foram aderindo conforme a sua evolução). “Precisamos nos despir de preconceitos e nos abrir para novos pensamentos sobre as novas tecnologias e mudanças do mundo; aprender, dialogar e crescer juntos para cuidar bem”, alertou.

Ajudar as pessoas buscando a excelência para tornar as cirurgias o menos invasivas possíveis é uma das metas do cirurgião Leandro Totti Cavazzola, especializado em cirurgia robótica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e último palestrante da manhã. Segundo ele, precisão era a palavra que resumia os objetivos dos primeiros robôs cirúrgicos, originados de adequações de instrumentos dos anos 80 para a neurocirurgia. Já interação é a palavra que, acompanhada de realidade virtual, são realidade em vários hospitais do mundo. Além de menos invasivas, os sistemas robóticos têm o intuito de humanizar o atendimento e procedimentos, na tentativa de afastar do paciente a ideia de que está sendo tratado por uma máquina, mas por uma pessoa munida de tecnologia para atende-lo considerando o seu contexto”, garantiu. “A tecnologia cada vez mais faz parte das nossas vidas, e essa história está apenas no início. Uma verdadeira aliada na tarefa tão importante que é bem cuidar das pessoas”, concluiu.

Crédito: Janaina Costa

Aline De Negri é psicóloga e cursa licenciatura em Psicologia na Unisinos. Ela entende bem como a confluência das áreas pode fazer a diferença para a formação de quem cuida. “É muito bom ver que isso realmente dá certo. Gosto da área social e de ensino para crianças. Poder colaborar com a formação e cuidado das pessoas, tendo esse grande leque de possibilidades, é desafiador, mas, também, uma grande realização”, afirmou. Já a estudante de Psicologia, Aline Pinheiro, se disse inspirada pelas histórias de engajamento e os exemplos de profissionais que saíram da zona de conforto para serem e fazerem mais pelos outros, “o cuidado não se encerra na Medicina. O ser humano é complexo e precisa ser integralmente assistido. É maduro admitir que nossa carreira exige a constante atualização e nos permitir conhecer o que vai além das profissões”, encerrou.

A agenda não termina por aqui

Esta foi a segunda das três edições do TEDxUnisinosSalon previstas para 2017. A próxima deverá ser em novembro, com tema a ser definido. Também em novembro a Unisinos Porto Alegre receberá e transmitirá o TEDMED. Antes disso, porém, o Teatro Unisinos, no campus Porto Alegre, abrirá suas portas para o TEDxUnisinos 2017, no dia 28 de outubro. As informações sobre inscrição e serviços para os dois eventos serão divulgadas assim que definidas.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar