A crise de representação nas democracias ocidentais

Seminário internacional foi ministrado pelo professor Dominique Rousseau

Crédito: Janaina Costa

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos promoveu um seminário internacional na terça-feira, 24 de abril. Com o tema Caminhos para a crise de representação nas democracias ocidentais, o evento contou com a participação do professor Dominique Rousseau, da Université Paris I – Panthéon-Sorbonne.

O seminário ocorreu no Auditório Bruno Hammes, Campus São Leopoldo, e deu continuidade às atividades que iniciaram na segunda-feira, 23 de abril, com o minicurso Direito e Política no Estado Constitucional, também ministrado por Dominique.

O reitor da Universidade, padre Marcelo de Aquino, saudou o convidado: “Muito obrigado pela sua presença, é um grande privilégio tê-lo aqui. Que seja a primeira de muitas conferências na Unisinos e que se inicie, entre as instituições aqui representadas, uma fecunda parceria”.

Padre Marcelo definiu o encontro como um importante momento de internacionalização para a Unisinos e, já entrando no tema do debate, posicionou-se em defesa da Constituição: “A Constituição tem que ser reformada, não proclamada. E reformada pelo debate cidadão, por uma visão de nação que recolhe em si uma diversidade muito grande”, destacou.

Dominique é professor titular de Direito Constitucional da Escola de Direito da Université Paris I – Panthéon-Sorbonne. Foi membro eleito do Conselho Superior da Magistratura da França (2002-2006). Atualmente, é diretor do Instituto de Ciências Jurídicas e Filosóficas da Sorbonne. Confira, no infográfico, trechos de sua fala no seminário.

{loadposition caminhos-para-a-crise}