Alunas de Jornalismo da Unisinos recebem Prêmio MP de Jornalismo

Milena Silocchi, Júlia Möller e Vitória Drehmer receberam segundo lugar por reportagem feita em aula

Crédito: Luciana Kraemer

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) anunciou na quarta-feira, 14/12, os vencedores do 24º Prêmio de Jornalismo do RS. Nesta edição, um grupo de alunas de Jornalismo da Unisinos ganhou o 2º lugar na categoria “Reportagem Universitária”.  A matéria sobre casais de mulheres que precisam entrar na Justiça para registrar a dupla maternidade de filhos gerados a partir de inseminação caseira, foi realizada pelas estudantes Milena Silocchi, Júlia Möller e Vitória Drehmer na atividade de Jornalismo Investigativo, ministrada pela professora Luciana Kraemer. Confira a reportagem aqui.

A disciplina teve parceria com a atividade de Projeto Experimental (PE), orientada pelo professor Flávio Dutra no primeiro semestre de 2022. Os ensaios fotográficos produzidos pelos alunos da atividade de PE ilustram as reportagens. Foi também naquele semestre, o início de outra parceria inédita com o jornal Extra Classe. Os alunos que fizeram o ensaio fotográfico para a reportagem sobre dupla maternidade foram Douglas Glier, Marília Port e Sofia Goulart.

A cerimônia de premiação

Quem foi receber o prêmio foi a estudante Júlia Möller, já que o restante do grupo mora longe da capital. A Júlia está se encaminhando para o 7º semestre e contou um pouco sobre a experiência: “Foi muito legal, porque nenhuma de nós é formada, nenhuma de nós ganhou o diploma de jornalismo, então, receber um prêmio assim antes mesmo de se formar, acho que mostra, muito nítido, que a gente está no caminho certo”. A Júlia disse que a sensação de ouvir, no dia da premiação, os nomes do grupo serem chamados, canalizou a emoção e mostrou que era concreto o que parecia loucura.

Crédito: Divulgação

A premiação do Ministério Público tem seis categorias: Patrimônio Público, Proteção Social, Saúde e Educação, Segurança Pública, Sustentabilidade e Reportagem Universitária. Cada categoria tem 1º, 2º e 3 º lugar. Na categoria Reportagem Universitária, os autores dos três melhores trabalhos receberam certificados, nas demais categorias, o prêmio é um troféu.

O coordenador de Jornalismo de São Leopoldo, Micael Behs, comentou que o prêmio conquistado a partir de reportagem produzida na atividade de Jornalismo Investigativo significa muito para o curso. “Indica que estamos produzindo conteúdo relevante e comprometido com a vocação social da profissão”, disse. Micael parabenizou as alunas e a professora e deseja que o prêmio conquistado incentive outros estudantes a inscreverem suas produções em concursos.

Além disso, a Caroline Garske Rosa, egressa de Jornalismo da Unisinos, também recebeu um prêmio. Ela conquistou o segundo lugar com reportagem sobre o programa “Busca Ativa Escolar e Recuperação de Aprendizagens e o impacto no Vale do Rio Pardo”, publicada no jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul. Foi um belo dia para o Jornalismo da Unisinos.