Na Engenharia Ambiental da Unisinos você aprende a minimizar os impactos ambientais negativos das ações humanas com o resgate de áreas degradadas e com a pesquisa por novas tecnologias para o controle da poluição.
Ao longo da graduação em Engenharia Ambiental você aprende a minimizar os impactos ambientais negativos das ações humanas, viabilizando o desenvolvimento econômico sustentável.
Na Unisinos você estuda em laboratórios com equipamentos de última geração e tem proximidade com empresas, o que facilita a inserção no mercado de trabalho após a conclusão do curso. Além disso, conta com a experiência da Unisinos de ter sido a primeira universidade da América Latina com a certificação ambiental ISO 14001.
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Unisinos é responsável pelo acompanhamento das políticas da universidade voltadas à preservação. Desde 2004, esse sistema garante a certificação e atesta o desempenho ambiental correto da universidade. Isso pode ser percebido em sinalizações no campus, em treinamentos e campanhas permanentes de sensibilização. Basta circular pelo campus para perceber essas atividades. Saiba mais sobre o SGA clicando aqui
Confira os horários de atendimento da coordenação do curso.
Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais
Atendimento: Segunda-feira das 14h às 16h53 e das 17h30 às 18h49Terça-feira das 14h às 16h53Quinta-feira das 14h às 16h53 e das 17h30 às 18h49
Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.
Durante todo o período de estudos, conte com uma infraestrutura completa de serviços e espaços que a Unisinos disponibiliza para os alunos.
Laboratório de Mecânica de Solos
Laboratório de Metalurgia Física
Laboratório de Fenômenos de Transporte
Laboratório de Saneamento Ambiental
Laboratório de Química
Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores
Laboratório de Energias Renováveis
Laboratório de Termodinâmica
Laboratório de Caracterização e Valorização de Materiais
Laboratório de Instrumentação Eletrônica
Laboratório de Máquinas Elétricas
Laboratório de Motores, Combustíveis e Combustão
Laboratório de Análise Ambiental
Laboratório de Fundição e Areias
Laboratório de Conforto Ambiental
Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Física
Sala Conecta
Laboratório de Informática
Biblioteca - Campus São Leopoldo
Auditórios
Salas de aula - Campus São Leopoldo
Este projeto visa conciliar os conceitos, conhecimentos e atividades práticas desenvolvidas no curso de Engenharia Ambiental da UNISINOS, a fim de construir uma aproximação entre o curso, seus graduandos e os estudantes de ensino médio interessados em trabalhar pela sustentabilidade ambiental da sociedade através desta formação de engenheiro ambiental, assim como sensibilizar a comunidade da importância do respeito, cuidado, recuperação dos recursos hídricos. Este projeto foi aprovado pelo edital MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras nº 18/2013 e está sendo desenvolvido em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva.
Durante o processo de preparo de alimentos nos restaurantes da Unisinos são gerados diversos resíduos orgânicos que são enviados para aterro sanitário. No entanto, muitos desses resíduos ainda possuem substâncias de valor comercial que deixam de ser exploradas devido à carência de um gerenciamento correto dos mesmos. Ao mesmo tempo, observa-se uma crescente demanda das indústrias de alimentos e farmacêuticas por produtos naturais como insumos para seus processos. Neste sentido, os resíduos orgânicos tornam-se matérias primas adequadas para a conversão de coprodutos de alto valor agregado. Este projeto foi desenvolvido no Edital FESP/UNISINOS entre 2011 e 2013.
Considerando o atual cenário das engenharias no Brasil e preocupada com o cenário da engenharia no Brasil, a Unisinos vem contribuindo com suas experiências positivas na formação de professores e em ações de integração, especialmente com estudantes de ensino médio. O Projeto oportunizou a realização de inúmeras atividades, integrando ciências básicas e tecnologia, envolvendo alunos e professores da Escola Sinodal = escola técnica em meio ambiente de Portão, com o objetivo maior de despertar o interesse dos alunos para a carreira das engenharias. Neste projeto foram desenvolvidos protótipos para controle de poluição atmosférica (particulados, SO2, e pluviometria) nas duas instituições, e protótipo de tratamento de efluente doméstico via sistema "wetland". As contribuições geradas pelo projeto foram inúmeras, dentre elas a ampliação da visibilidade da área tecnológica, através do desenvolvimento de atividades envolvendo as ciências básicas, o compartilhamento de materiais didáticos e a contribuição para uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos das ciências básicas do ensino médio. Este projeto foi apoiado pelo CNPq dentro do edital Forma Engenharia, CNPq/Vale S.A. N. 05/2012.
Empreendimento de economia solidária atuante no município de São Leopoldo que confecciona produtos de limpeza a partir da reciclagem de óleo vegetal utilizado. Para que o grupo consiga sanar as dificuldades existentes de coleta de óleo, produção e comercialização e, consequentemente, aumentar sua renda, é necessário que haja um apoio à qualificação do grupo, aprimorando as atividades existentes e desenvolvendo novos produtos com maior valor agregado. Este projeto foi contemplado no Prêmio Santander Universidade Solidária, sendo executado entre 2010 e 2012.
Esta proposta tem como objetivo proporcionar aos estudantes de nível fundamental e médio, um contato inicial com a pesquisa científica e universo acadêmico. Tendo o enfoque na área da engenharia ambiental, este projeto visa tornar esta área atrativa para tais jovens, e ainda descobrir futuros talentos promissores. Utilizar um método alternativo para tratamento secundário de efluentes sanitários, denominado Wetland construído com adição de resíduos industriais de baixo valor agregado como meio de preenchimento no sistema.
Através da utilização de areia de fundição e cinzas de biomassa será testada a capacidade destes resíduos na depuração do efluente. Este projeto dá prosseguimento ao projeto Desenvolvimento de Protótipos e Material Didático para Desenvolvimento de Competências em Engenharia Ambiental, apoiado pelo CNPq dentro do edital Forma Engenharia, CNPq/Vale S.A. N. 05/2012, em parceria com o colégio Sinodal. Atualmente ele está sendo desenvolvido com professores e alunas de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva e apoiado com bolsa pela FAPERGS (alunas de ensino médio) e CAPES (professoras de ensino médio), além de recursos financeiros para realização do projeto. Este projeto foi aprovado no Edital Fapergs/Capes 15/2013 Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras – PICMEL.
A Unisinos, através da parceria com o programa Microsoft Developer Network Academic Alliance (MSDNAA), possibilita que os alunos regularmente matriculados nos cursos da área de Engenharia e Informática tenham acesso aos programas Microsoft sem custo adicional. O programa tem como objetivo disponibilizar softwares para a comunidade acadêmica, com fim exclusivamente educacional e de pesquisa.
Acesse o site open_in_new
Saiba por que escolher a Unisinos.
Estude em uma universidade reconhecida pela tradição e qualidade.
Durante o curso, você contribui para a comunidade, transformando ideias em ações práticas.
Aproveite toda a estrutura dos campi e laboratórios ao longo da sua formação.
Crie soluções para um futuro melhor em cursos nos quais você é protagonista.
Faça intercâmbio em uma das 160 universidades do mundo parceiras da Unisinos.
Participe de atividades e se relacione com empresas parceiras e com o Tecnosinos.
Tire seu projeto do papel e construa um negócio real com todo o suporte.
Escolha atividades para desenvolver competências do profissional do futuro, além do seu curso.