Publicidade e Propaganda
GRADUAÇÃO PRO

Publicidade e Propaganda

Na graduação em Publicidade e Propaganda da Unisinos você vivencia o mercado desde o começo do curso. Em eventos, como o Mercado PP; em workshops e em diversas parcerias com empresas desenvolvidas em sala de aula; e na Agência Experimental de Comunicação (Agexcom), onde se aprende praticando e também é um espaço para iniciar a sua carreira com um estágio.

Bacharelado

**Tempo mínimo previsto para a conclusão do curso, se cursados todos os créditos máximos por semestre.

REGISTRE SEU INTERESSE

SOBRE O CURSO

Crie seu caminho no mundo das
marcas

O curso de Publicidade e Propaganda da Unisinos oferece contato com o mercado para que o aluno conheça as possibilidades de atuação e decida a melhor trajetória para seguir com experiências de aprendizagem.

O Mercado PP, no primeiro semestre, é um evento que traz para a universidade diversos profissionais, de várias áreas da publicidade, para os alunos entenderem as diferentes formas de atuação. Ao longo do curso, essas vivências são complementadas com visitas técnicas a agências de publicidade, produtoras gráficas, sonoras e audiovisuais.

Os workshops do curso são realizados com parceiros externos a fim de promover experiências de aprendizagem que simulam a dinâmica do mercado publicitário, além de aplicar as competências do curso de modo transversal, fomentar o trabalho colaborativo e gerar portfolio para os estudantes.

O Prêmio Unicos aproxima os estudantes do mercado por meio da submissão de trabalhos realizados em aula para avaliação de profissionais externos à Universidade, que atuam em empresas e agências de comunicação.

Na Revista Publi, alunos e professores publicam suas reflexões sobre Publicidade e Propaganda, estimulando, além do conhecimento e vivência sobre a carreira em empresas e agências, a produção acadêmica e a iniciação científica.

Como você vai aprender

Nos espaços de aprendizagem da Escola da Indústria Criativa, o aluno de Publicidade e Propaganda desenvolve as competências na prática para explorar diferentes formatos e linguagens. Assim, você troca experiências com quem vivencia o mercado durante as aulas e utiliza espaços com os mesmos equipamentos que encontrará nas empresas do segmento

Laboratório e Estúdio de Fotografia

Agexcom

Biblioteca - Campus Porto Alegre

Auditórios

Teatro Unisinos

Workshops

Jogos de inteligência Criativa

Salas de aula - Campus Porto Alegre

Por que o jeito Unisinos é diferente?

Viva o mercado

As organizações estão cheias de desafios, e você pode ajudar a resolvê-los. Você vai buscar e desenvolver soluções para problemas reais, visitar instituições, participar de seminários e palestras e trocar experiências com profissionais reconhecidos no mercado.

Aprenda na prática

Experimentos em laboratório, simulações de situações reais, desenvolvimento de projetos: criamos espaços para você experimentar e testar os seus conhecimentos, sem medo de errar.

Participe de Workshops

Criar conexões entre a teoria e a prática da sua profissão é fundamental, e aqui você pode projetar soluções com a mesma metodologia que as organizações mais inovadoras do mundo usam. Nos workshops, você exercita a criatividade e participa de discussões e atividades práticas para buscar soluções transformadoras para problemas reais, além de trabalhar em equipe e trocar ideias e experiências com colegas, professores e convidados de fora.

Colabore com outras áreas

No mercado de trabalho, ninguém faz nada sozinho – e quanto mais diversidade, melhor! Aqui, você se prepara para o mercado desde o início da graduação, colaborando com projetos de diferentes áreas.

Veja as principais competências que você vai desenvolver ao longo do curso

Na Unisinos, você desenvolve competências essenciais para o profissional do futuro, como pensamento projetual e computacional e criação de produtos digitais. Ao mesmo tempo, nas atividades de mentoria, você descobre ao longo da sua trajetória na universidade seu propósito de vida e como conciliá-lo com seus objetivos para a carreira em Publicidade e Propaganda.

Com essa proposta, aliada das competências específicas do curso, você se prepara para atuar no mercado de trabalho de forma inovadora, transformadora e humana.

Veja o perfil do egresso

Certificações na Publicidade e Propaganda

Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares
Criatividade Gráfica
Gestão de Marcas


Amplie seus conhecimentos e personalize sua formação​

O LAB é uma plataforma de cursos e atividades que você pode fazer além da sua graduação. A ideia é que você escolha o que mais lhe interessa para desenvolver ainda mais as competências essenciais para a transformação social e o mercado de trabalho. Você pode fazer os cursos no turno inverso ou em casa, como preferir. E o melhor: pode começar agora.


Crie sua conta grátis

Siga o caminho que tem mais a ver com você​

Ao longo do curso, você vai experimentar caminhos para a sua profissão e, no último ano, vai escolher uma trilha. Nesse período, vai ter Atividades Acadêmicas voltadas para esse caminho, e o professor-mentor vai orientar você no desenvolvimento de um Projeto Aplicado à área em que quer trabalhar, pensando no próximo passo que deseja dar na sua carreira.

Empreendedorismo
Inovação social
Internacionalização
Mestrado
Específica do curso

Empreendedorismo

Nesta trilha, você pode projetar um negócio inovador. Você vai montar seu plano de negócios contando com a consultoria dos professores e, quando terminar seu projeto, ainda pode concorrer a uma vaga para incubar seu empreendimento na Unitec – o que significa que vai ter todo o apoio necessário para desenvolvê-lo ainda mais.​

Atividades acadêmicas: 
Modelagem de Negócios Inovadores – 60h​
Consolidação do Modelo de Negócios - 60h​
Projeto Aplicado I e II  - 60h + 60h​

Inovação social

Sabe aquele problema que você gostaria de resolver em uma comunidade? É aqui que você pensa em soluções inovadoras para ele, transforma isso em um projeto social e tira a ideia do papel, podendo concorrer a uma vaga na Casa Colaborativa Unisinos, um espaço de gestão de projetos de impacto social.​

Atividades acadêmicas: 
Design e gestão para inovação social – 60h​
Soluções criativas para o desenvolvimento sustentável - 60h​
Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h​

Internacionalização

Se você quer trocar experiências com pessoas de diferentes culturas e pensar sua carreira em um contexto global, esta trilha pode fazer sentido para você. Você escolhe se quer viver essa troca no Brasil ou fazer um intercâmbio.​

Atividades acadêmicas: 
Modelagem de Intercâmbio internacional ou Laboratório intercultural (no local) – 60h​
Atividade acadêmica em língua estrangeira - 60h​
Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h​

Mestrado

Faça atividades acadêmicas do mestrado ainda na graduação e prepare seu Projeto Aplicado já com foco nessa próxima etapa. Isso vai permitir que você termine o mestrado em menos tempo e, ainda, aproveite o investimento que já fez nas atividades da graduação.​

Atividades acadêmicas: 
Atividades de um programa de mestrado – 60h + 60h
​Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h

Específica do curso

Você pode experimentar Atividades Acadêmicas das outras trilhas e não precisa escolher uma área específica para concluir o curso. Assim, você escolhe se quer se especializar em algum tema ou diversificar a sua formação.​

Atividades acadêmicas: 
Atividades de outras trilhas, optativas do curso ou transversais - 60h + 60h​
Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h

CURRÍCULO DO CURSO

O que você vai aprender

Faça o download do currículo completo

  • 1º e 2º semestre

    Currículo

    Publicidade e Propaganda

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

    • icon

      Práticas projetuais colaborativas

    • icon

      Desafios reais

    • icon

      Experiências em laboratórios

    • icon

      Vivências práticas da profissão

    • icon

      Ética e pensamento crítico

    • icon

      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C2

      Criatividade Gráfica

    • C3

      Gestão de Marcas

  • 3º e 4º semestre

    Currículo

    Publicidade e Propaganda

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

    • icon

      Práticas projetuais colaborativas

    • icon

      Desafios reais

    • icon

      Experiências em laboratórios

    • icon

      Vivências práticas da profissão

    • icon

      Ética e pensamento crítico

    • icon

      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C2

      Criatividade Gráfica

    • C3

      Gestão de Marcas

  • 5º e 6º semestre

    Currículo

    Publicidade e Propaganda

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

    • icon

      Práticas projetuais colaborativas

    • icon

      Desafios reais

    • icon

      Experiências em laboratórios

    • icon

      Vivências práticas da profissão

    • icon

      Ética e pensamento crítico

    • icon

      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C2

      Criatividade Gráfica

    • C3

      Gestão de Marcas

  • 7º e 8º semestre

    Currículo

    Publicidade e Propaganda

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

    • icon

      Práticas projetuais colaborativas

    • icon

      Desafios reais

    • icon

      Experiências em laboratórios

    • icon

      Vivências práticas da profissão

    • icon

      Ética e pensamento crítico

    • icon

      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C2

      Criatividade Gráfica

    • C3

      Gestão de Marcas

VOCÊ NO MERCADO

No que você pode trabalhar?

Seja o interlocutor de marcas com seu públicos em um mercado cada vez mais diverso e global

A Publicidade e Propaganda oferece inúmeras oportunidades para o egresso, podendo atuar nas áreas de criação, planejamento, mídia, produção gráfica e audiovisual, atendimento e negócios de agências de publicidade e veículos de comunicação. Ou ainda em áreas de marketing de empresas, webdesign, promoção de vendas e merchandising, feiras e eventos.

A abordagem ampla, sobre gestão de marcas, criatividade e visão de negócios, leva muitos profissionais ou egressos a criarem o seu próprio negócio. Nesse sentido, pode ser especializado em alguma atividade específica de uma das disciplinas do curso ou também atendendo a todas as frentes no modelo já conhecido de agência.

Se você optar pela carreira acadêmica, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos é recomendado pela Capes com conceito 6 e oferece oportunidades para iniciação científica durante a graduação.

Com quem você vai aprender

Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.


Coordenação do curso:


ANAíS SCHüLER BERTON

A professora Anaís é publicitária formada na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem uma trajetória de mercado na área de Gestão de Marketing e Comunicação, onde já atuou em empresa multinacional do setor metal-mecânico e nas áreas da saúde, educação, imobiliária e tecnologia da informação. Já foi empreendedora e decidiu se dedicar a academia, após realizar o Mestrado em Design, Educação e Inovação na UniRitter. Agora, ela estuda doutorado em Midiatização e Processos Sociais no PPG em Comunicação da Unisinos. É coordenadora de Publicidade e Propaganda no campus POA e do Pós-MBA em Estratégias Disruptivas de Marketing Digital.

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3591 1122 - Ramal 3419

Atendimento:
Quartas-feiras, das 12h30 às 16h30 e das 17h30 às 21h30.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.


Conheça alguns dos professores:



Márcia Molina

Mestre em Ciências da Comunicação

Mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos). Especialista em Imagem Publicitária (PUC-RS). Graduada em Comunicação Social (PUC-RS) e Fotojornalismo, Retrato e Moda pelo (Montgomery College - USA). Atualmente dedica-se na docência de Fotografia e desenvolve seu trabalho nas áreas de fotografia de Moda, Publicidade e Design.

Currículo Lattes
Quer saber mais?
Mande e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Letícia Gomes da Rosa

Mestre e Doutora em Comunicação Social

Letícia Gomes da Rosa, possui graduação em Comunicação Social - com ênfase em Publicidade & Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Atua como Diretora de Arte desde 1998 no mercado gaúcho. É Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul obtido em 2007 e Doutora em Comunicação Social pelo mesmo programa obtido 2016. É professora da Unisinos desde 2007 atuando nos cursos da Escola da Indústria Criativa e Escola Politécnica.

Currículo Lattes
Quer saber mais?
Mande e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cesar Paz

Engenheiro e mestre em design estratégico

Empreendedor serial, engenheiro e mestre em design estratégico é sócio e mentor das seguintes empresas: Alright, Eyxo, Zeeng, DEx01, Mosh, Minovelt e Delta. É um dos fundadores do movimento coletivo “Porto Alegre Inquieta”. Foi também fundador da AG2 Publicis, fundador e ex-presidente nacional da ABRADi (Associação Brasileira de Agentes Digitais). Foi eleito pela plataforma Proxxima um dos 10 profissionais mais inovadores do mercado brasileiro é também palestrante e professor do curso de comunicação digital da Unisinos – RS.

Currículo Lattes
Quer saber mais?
Mande e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conheça as opções de Bolsas e Créditos Universitários.

Já está na graduação? Saiba como migrar para o novo modelo.

Notícias da Escola Indústria Criativa