Unisinos recebe recertificação da ISO 14001

Campus São Leopoldo conquistou a primeira certificação em 2004

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na última quinta-feira, 14/11, a Unisinos foi recomendada para a sua 6ª certificação da ISO 14001. O Campus São Leopoldo é certificado desde novembro de 2004, já o Campus Porto Alegre foi certificado, pela primeira vez, em novembro de 2018 e agora recebeu sua recertifacação, pois se trata de uma ampliação de escopo.

A auditoria de avaliação dos requisitos ocorreu entre os dias 12 e 14 de novembro, nos campi São Leopoldo e Porto Alegre. O relatório parcial já se encontra disponível na página do Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos (SGA).

Para o diretor de da Unidade de Apoio de Operações e Serviços, Cristiano Richter, a conquista da recertificação da ISO 14001, nas operações dos campi, demonstra a maturidade e bom desempenho do nosso SGA. “Destaco nosso agradecimento à professora Luciana Gomes, que introduziu e liderou com muita competência o SGA desde sua implantação em 2004. Hoje, sob a liderança do professor Marcelo Caetano, se dá continuidade às políticas institucionais ambientais e de qualidade consubstanciado pela recertificação. Esta continuidade demonstra o compromisso da Universidade com a sustentabilidade na prevenção da poluição e na conservação do meio ambiente”, enfatiza.

Richter fala ainda sobre os planos futuros do SGA. “A visão de futuro é integrar cada vez mais o SGA com outros sistemas de gestão – qualidade, emergência, riscos e segurança – os quais são fundamentais para o bom desempenho e sustentabilidade da gestão de nossas operações e serviços”, reforça.

Segundo o responsável do Sistema de Gestão Ambiental, Marcelo Caetano, a Unisinos está em constante atualização e melhorias. “Além da tomada de ações oriundas de auditorias externas e internas o SGA ainda utiliza outras fontes de dados para atendimento aos requisitos ambientais”, destaca.

Crédito: Matheus N. Vargas

Para Caetano, um canal importante é a comunicação ambiental disponível no site do SGA e utilizada constantemente pela comunidade acadêmica. “A interação entre os cursos de graduação e pós-graduação da Unisinos e o SGA, além da participação dos alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental são fundamentais na busca por melhorias”, comenta.

O responsável pelo SGA finaliza revelando alguns pontos planejados para 2020, entre eles alterações das ferramentas de coleta e monitoramento do desempenho ambiental e campanhas para redução do consumo de energia elétrica, consumo de água e uso de copos plásticos.