Unisinos passa a ser membro da United Nations Academic Impact

Iniciativa reforça compromisso da Universidade na promoção de ações para resolução de problemas globais

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos foi aceita como membro da United Nations Academic Impact (UNAI), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne mais de 1300 instituições acadêmicas e de pesquisa em cerca de 130 países. O intuito é trabalhar em conjunto na promoção de temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a paz e resolução de conflitos, direitos humanos, erradicação da pobreza, acesso à educação e desenvolvimento sustentável.

A proposta foi aprovada neste mês de setembro e a iniciativa partiu da Unisinos. “Essa participação reafirma a atuação da Universidade no sentido de pensar em soluções locais para problemas globais. O impacto para a formação dos nossos alunos é imenso, pois propicia a conexão com o contexto em que ele está inserido e promove a atuação responsável e solidária na sociedade, a partir da prospecção e avaliação crítica das demandas sociais”, afirma a gerente acadêmica da Unidade de Graduação da Unisinos, Paula Dal Bó Campagnolo.

Para atender aos requisitos, foram apresentadas duas ações promovidas pela Universidade: o Unisinos Desafia e o Espaço Colaborativo. Segundo Paula, esses são apenas dois exemplos de iniciativas realizadas que envolvem a temática dos ODS. “O Unisinos Desafia é um evento elaborado para os alunos de todos os níveis acadêmicos e o espaço colaborativo envolve programas, projetos e ações interdisciplinares, que conectam os cursos e as áreas conforme a demanda que chega da comunidade”, explica.

Como membro da UNAI, a Unisinos terá como responsabilidade promover eventos e realizar atividades que dialoguem com os dilemas e desafios enfrentados pelas Nações Unidas no cotidiano. “Os membros devem promover iniciativas no campus e em suas comunidades, envolvendo professores, funcionários e alunos na realização de pelo menos uma nova atividade a cada ano”, enfatiza Paula.

Sobre o Unisinos Desafia

O Unisinos Desafia é um workshop de curta duração, que oportuniza conexões com temáticas sociais por meio de um modelo de desafio. Grupos transdisciplinares colaboram e cocriam em busca de soluções criativas de impacto. As ideias com maior originalidade, relevância e aplicabilidade são premiadas. A iniciativa estimula a empatia com pautas sociais da atualidade, criação de novas conexões e experimentação de um ambiente criativo, competitivo e plural. O evento é organizado pela Unidade Acadêmica de Graduação da Universidade e está alinhado com pautas, programas e campanhas da Organização das Nações Unidas.

Sobre o Espaço Colaborativo

O Espaço Colaborativo tem como objetivo fomentar e articular as ações extensionistas da Universidade. Localizado na Galeria Cultural da biblioteca do Campus São Leopoldo, o espaço busca resolver problemas do dia a dia da comunidade de forma colaborativa e participativa, por meio de projetos e ações que envolvam alunos de diferentes cursos e áreas. O ambiente também tem como foco contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030, por meio de ações e projetos que aproximam Universidade e sociedade na lógica de inovação social.