Unisinos Conecta: curso de Moda realizou a produção dos looks para os 11 apresentadores

Foram 3 dias de evento que contou com diversas atividades, como palestras, dicas, conversa com estudantes da universidade e atrações culturais

Crédito: Rodrigo W. Blum

Pela primeira vez, o curso de Moda realizou uma produção de looks para um evento da Unisinos. A professora do curso de Moda da Universidade, Bibiana Silveira Horn, juntamente com as alunas do sexto semestre, Gabriela Firmino, 21 anos e Valentina da Silva Balbi, 19 anos produziram os figurinos para os apresentadores do Unisinos Conecta. Foram três dias (10, 11 e 12 novembro) de evento online, com atividades para conversar sobre temas como modalidades de ensino e cursos da Universidade, mercado de trabalho do futuro, estabilidade financeira, empreendedorismo com impacto social.

Diferentemente dos anos anteriores, esta edição do Unisinos Conecta foi online. Os convidados e palestrantes entravam ao vivo de suas casas, e iam sendo chamados pelos mestres de cerimônia, que estavam fisicamente no Teatro Unisinos do Campus Porto Alegre, onde foi transmitido o Conecta. Com as mudanças, o evento conseguiu atender diferentes públicos, tendo como objetivo auxiliar os participantes nas decisões sobre o futuro pessoal e profissional. Participaram aqueles que estão concluindo o Ensino Médio, pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho e buscam uma qualificação, e até mesmo, quem deseja mudar de área de atuação.

Diante da pandemia, a produção de moda para o evento foi ainda mais desafiadora para a professora Bibiana e as estudantes Gabriela e Valentina. A professora Bibiana, das disciplinas de Introdução à Moda, Ateliê de Projeto I, ateliê de Projeto III, Desenvolvimento de Coleção e Produção de Moda, ressalta que os desafios foram a quantidade de looks que tiveram que produzir e a produção praticamente a distância. Foram 11 apresentadores, para dois turnos e três dias do evento. “Foi semipresencial, ou seja, não estávamos no evento, ajudando os apresentadores na hora de se vestirem, mas escolhemos todas as peças. Com a pandemia, precisamos ter os cuidados redobrados. Fizemos um planejamento e contatamos empresas parceiras do curso de moda, ou seja, que já fazem projetos nas disciplinas, buscando assim, sempre ter ao nosso lado empresas reais, para os alunos já começarem a ter essa experiência ainda na Universidade”, comenta.

Crédito: Rodrigo W. Blum / Looks escolhidos para os mestres de cerimônia Kelvin Prudêncio, Luca Bombardelli e Bruna Soares

As lojas escolhidas foram a Youcom e Renner, ambas do grupo Renner. Após as lojas aceitarem o convite, as alunas entraram em contato com cada apresentador. “Como eram muitos looks, precisávamos ter ao nosso lado uma loja que tivesse variedade de possibilidade de produção de figurinos” pontua a professora Bibiana.

A aluna do sétimo semestre do curso de Moda, Valentina da Silva Balbi, 19 anos conta que uma das prioridades foi escolher figurinos que combinassem com o estilo de cada apresentador, a outra, era o bem-estar deles: e que fossem “Os mestres de cerimônia já precisavam fazer o trabalho de mediação do evento ao vivo, e desta forma precisavam usar looks confortáveis”, comenta. Valentina ainda relembra o momento do convite para fazer parte da produção. “Quando a professora Bibiana, na aula de Produção de Moda fez o convite para a turma, eu já aceitei na hora, sem pesar em momento algum”, conta.

Crédito: Rodrigo W. Blum / Figurino montado para os mestres de cerimônia André Luiz Olivier e Luciana Kraemer

A aluna do sexto semestre do curso de Moda, Gabriela Firmino, comenta que elas receberam um material da produção do Conecta com as medidas corporais e números de cada apresentador. Depois, era enviado um questionário montado por elas para que pudessem entender melhor sobre o estilo de se vestir de cada um.

“Trabalhamos com muita empatia e cuidado para que cada apresentador se sentisse na melhor versão de si com as roupas que escolhemos. Antes da seleção de peças em loja, nós olhamos o material e fizemos o exercício de imaginar peças que funcionassem para cada um. Assim seríamos mais objetivas na loja e economizaríamos tempo”, pontua Gabriela.

A professora Bibiana conta que após saberem das preferências e características dos apresentadores, elas foram fisicamente às lojas para selecionar as peças mais adequadas. Os calçados e acessórios eram próprios dos apresentadores, mas também passavam pelo crivo e orientação das alunas que estavam realizando a produção.

“Quando se faz uma produção de moda, tem que ter certos cuidados com acessórios e calçados, para não estragarem aquela peça da marca. Assim, selecionamos todos os looks e fomos pensando que tipos de calçados que aquela pessoa poderia ter, inclusive olhamos no Instagram de cada apresentador o estilo de calçado que usam, assim fomos conversando com cada mestre de cerimônia e direcionando o que ficaria melhor na composição de looks e sapato”, comenta.

“A tecnologia foi muito importante, pois usamos muito a ferramente de whatsapp para entrar em contato com os mestres de cerimônia, pois assim eles nos mandavam fotos do que tinham em casa, e quando ficávamos em dúvida, mandávamos mensagem, e eles respondiam sempre na maior agilidade e simpatia”, explica.

Crédito: Rodrigo W. Blum / Produção de moda para as apresentadoras Luciana Borges e Lorena Risse

A aluna Gabriela ressalta que após escolherem os looks, elas organizaram uma espécie de manual, que foi passado aos organizadores do evento. “Este material era como ficha com foto do apresentador, fotos das peças que iria usar, do calçado, dicas de cabelo e maquiagem para o produção, para assim, o apresentador estar somente preocupado com sua atividade”, diz.

A aluna Valentina também comenta que fizeram um material sobre os cuidados com as peças consignadas das marcas parceiras. “Quando se faz uma produção de moda, tem que ter todo o cuidado com as peças, então , fizemos um material, com todas as dicas, caso ficasse grande na pessoa, como ajustar sem interferir na peça, para assim, somente usar no momento e após a devolução voltar como foi recebida”, pontua.

Crédito: Rodrigo W. Blum / As alunas de moda organizaram um material para os apresentadores identificarem as peças, sapatos e acessórias que cada um usaria no dia

A estudante Gabriela conta que foi uma experiência que exercitou a empatia, pois significou entender como o cliente gostaria de estar vestido. “Foi ótimo, pois trabalhamos com pessoas de diferentes gostos e idades. Foi uma experiência voluntária de faculdade que te prepara muito bem para o mercado de trabalho”, diz. A aluna Valentina também ressalta que foi uma oportunidade de grandes aprendizados. “Foi uma experiência incrível, que agregou muito. Fiquei muito feliz com o resultado”, finaliza.

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