Neabi realiza a Semana Antirracista Unisinos

Crédito: Wesley Oliveira

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) iniciou a Semana Antirracista Unisinos 2022 com o lançamento do livro A arte de se relacionar com a depressão de Everson Vargas, psicólogo, homem negro, egresso do curso de Psicologia da Universidade, formado em 2021, que quando aluno sempre foi próximo do Neabi Unisinos. Foi emocionante!

No Auditório Central, Campus São Leopoldo, estavam presentes toda a família de Everson: irmãos; mãe e pai (lavrador e analfabeto, conforme autodeclarou ao público) que trabalharam duro para que os quatro filhos pudessem estudar na Universidade. Fizeram-se presentes a sra. Nadir de Jesus, primeira mulher negra vereadora e, agora, atual secretária Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Leopoldo; a mãe Adriângela Cabral, chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da SEDHU de São Leopoldo; crianças e jovens de um projeto social em Novo Hamburgo em que Everson é professor e orientador; os docentes do curso de Psicologia Unisinos, demais alunos da Universidade e público externo.

Todos ouviram, encantados, a experiência de um psicólogo preto, escritor iniciante, que explicou empregar a “escrevivência” para tornar visível e dar voz às pessoas invisibilizadas das periferias, em sua maioria negros, e promover a saúde psicossocial delas. Após, houve perguntas e livre diálogo do público com o autor. Como encerramento do evento, Everson e seus familiares cantaram “O Que É, O Que É?”, de Gonzaguinha, seguida de sessão de autógrafo com o autor.

Crédito: Divulgação