Professores da Escola Politécnica são premiados no Ibracon

Crédito: Getty

Professores da Escola Politécnica foram premiados no Instituto Brasileiro do Concreto – Ibracon. O docente do PPG em Engenharia Civil, Bernardo Tutikian, recebeu o Prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer, como destaque do ano em Engenharia de Pesquisa em Tecnologia de Estruturas de Concreto. Roberto Christ recebeu o prêmio de Melhor Tese de Doutorado, no segmento de Materiais, com seu trabalho “Proposição de um método de dosagem para concretos de Ultra alto desempenho.

Bernardo afirma que esse prêmio, entregue pela entidade mais importante da América Latina no campo do concreto, é um grande reconhecimento e incentivo para continuar com o trabalho. “Representa um coroamento para toda a equipe que trabalha comigo, alunos do PPG, colegas do itt Performance e demais profissionais que acabamos nos relacionando nas atividades da academia”.

Professor nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Roberto explica que sua tese é sobre o Concreto de Ultra Alto Desempenho, também conhecido como Ultra High Performance Concrete (UHPC). “É um concreto especial, muitos professores, pesquisadores e consultores na área da construção, dizem será o concreto do futuro. É um concreto que apresenta maior resistência mecânica e elevada durabilidade superior aos demais concretos. Na minha pesquisa desenvolvi um método de dosagem deste tipo de concreto, é uma grande lacuna para aplicação deste tipo de concreto em todo o Brasil. Com o método que desenvolvi, é possível desenvolver uma mistura deste tido de concreto em qualquer local, basta seguir os procedimentos”.

Roberto conta que esse reconhecimento significa muito, pois envolve uma série de representantes da classe da área da construção civil relacionada ao concreto. “Receber este prêmio significa muito para qualquer pesquisador que está envolvido na área do concreto. É muito bom saber que, dentre muitos excelentes trabalhos enviados para concorrer ao prêmio, o meu trabalho foi o mais votado pela comissão de avaliadores. Me enche de orgulho e dá ânimo para continuar na pesquisa”, finaliza.